A lista de documentos que a empresa a ser auditada deve apresentar ao auditor está disponível no portal do Programa ABVTEX.
Acesse: www.abvtex.org.br/como-iniciar-o-programa/
Qualquer pendência em relação à disponibilização dos documentos requeridos significará uma não conformidade e será apontada no relatório de auditoria.
Por isso, fique atento à lista completa de documentos exigidos e peça ao seu contador que disponibilize cópias das documentações necessárias para apresentação no dia da auditoria. Vale lembrar que o Organismo de Auditoria também poderá solicitar algum documento para análise antes do dia da auditoria, com o objetivo de fazer uma verificação prévia.
EMPRESAS NO MESMO ENDEREÇO
Todos os CNPJ’s com o mesmo segmento, alocados no mesmo endereço, devem estar aprovados pelo Programa ABVTEX .
AUDITORIA DE RENOVAÇÃO
A solicitação de renovação do Certificado ABVTEX é feita dentro da página da empresa na Plataforma de gestão do Programa ABVTEX. A empresa deve entrar em sua página do Sistema do Programa ABVTEX, com seu CNPJ, e-mail cadastrado (login) e senha.
A empresa terá um passo a passo que deverá seguir.
Se a empresa não tiver seu cadastro completo, será direcionada a completá-lo antes.
O Programa ABVTEX tem 5 Organismos de Auditoria homologados à disposição
www.abvtex.org.br/organismos-de-auditoria.
Sugerimos que seja pedido orçamento a todos e que a empresa escolha o que melhor lhe atender. Depois disso, você deve se vincular a certificadora escolhida, finalizar a proposta comercial e aguardar a visita do auditor.
CUSTOS E INVESTIMENTOS
O FORNECEDOR e/ou SUBCONTRATADO é responsável pelos seus próprios custos e investimentos, que envolvem:
- Contratação do Organismo de Auditoria para realização da auditoria;
- Investimentos que poderão ser necessários para realizar as adequações do local para o cumprimento dos requisitos da Legislação vigente e do Programa ABVTEX. Fica a critério do FORNECEDOR apoiar financeiramente seus subcontratados em relação aos custos/investimentos para aprovação no Programa.
RESULTADO DA AUDITORIA
Após a realização da auditoria, o Organismo de Auditoria tem até 10 dias úteis para elaborar o relatório final de auditoria e disponibilizá-lo no Sistema do Programa.
As informações deverão ser acessadas pelo FORNECEDOR e/ou SUBCONTRATADO com seu login e senha.
Ao passar pelo processo de auditoria, a empresa deverá acessar o relatório de auditoria em sua página no Sistema do Programa ABVTEX, apontando um dos resultados listados abaixo:
APROVADO: Pontuação mínima necessária obtida;
FOLLOW UP: Plano de ação em aberto gerado a partir das não conformidades apontadas, aguardando nova auditoria ou análise documental – PRAZO MÁXIMO PARA A REALIZAÇÃO E CONCLUSÃO = 90 DIAS;
REPROVADO: Reprovação Crítica. Não aprovado;
VENCIDA: Sem a Renovação no prazo adequado;
APROVADO-TEMPORÁRIO: Aprovação prévia concedida.
É IMPORTANTE COMUNICAR QUE:
A ABVTEX não indica nenhum tipo de consultoria para realizar a auditoria da sua empresa.
SELO ABVTEX OURO, PRATA E BRONZE
A empresa fornecedora e/ou subcontratada que realizar o processo de auditoria, poderá ter a classificação Ouro, Prata ou Bronze e deverá usar o selo correspondente à classificação obtida:
É importante ressaltar que o uso do SELO ABVTEX só pode ser feito após aprovação no Programa ABVTEX. Para saber mais das regras de uso do SELO ABVTEX, verificar no Regulamento SELO ABVTEX e USO DO SELO ABVTEX.