Auditoria

Os Organismos de Auditoria homologados no Programa pela ABVTEX serão os responsáveis por realizar as auditorias nos FORNECEDORES e seus SUBCONTRATADOS.

Estes Organismos são empresas independentes atuantes no ramo de auditoria com larga experiência de mercado.

A lista dos Organismos de Auditoria já credenciados está disponível no Portal do Programa:
www.abvtex.org.br/organismos-de-auditoria.

O auditor do Organismo de Auditoria fará a auditoria no local para verificar os requisitos do Programa. Para isso, ele fará uso de um questionário – Também conhecido por checklist.

O checklist está organizado em 2 grandes blocos temáticos:

BÁSICO:
Onde estão os requisitos considerados fundamentais para ingressar ao Programa ABVTEX;

SUPERIOR:
Que são os requisitos não obrigatórios, utilizados para classificar o fornecedor e/ou subcontratado dentro do Programa ABVTEX.

Há uma pontuação mínima exigida para a obtenção da Aprovação.
Alguns temas e questões do checklist se aplicam somente ao FORNECEDOR.

TIPOS DE AUDITORIA

Há cinco tipos de auditorias que poderão ser realizadas nos FORNECEDORES e seus SUBCONTRATADOS. O tipo de auditoria dependerá do momento em que será realizada. Confira abaixo:

AUDITORIA INICIAL: é a primeira auditoria a ser realizada pelo FORNECEDOR ou SUBCONTRATADO, para que possa obter sua primeira aprovação ao Programa. É responsabilidade da empresa a ser auditada agendar a realização desta auditoria com algum dos Organismos de Auditoria homologados.

AUDITORIA DE RENOVAÇÃO: deve ocorrer em até um ano após a realização da Auditoria Inicial. É obrigatória porque verifica se o local auditado continua atendendo aos requisitos do Programa. É uma auditoria que pode ser realizada com até 120 dias de antecedência, para que as empresas não corram o risco de perderem o prazo e ficarem suspensas.

AUDITORIA FOLLOW UP: consiste na realização de uma auditoria reduzida, no prazo de até 90 dias, de forma presencial ou eventualmente remota, para avaliar as pendências que não estavam em conformidade na Auditoria Inicial, Renovação ou Mudança de Endereço seguindo os requerimentos do checklist do Programa ABVTEX. Há também a Auditoria de Follow Up de Reclassificação para as empresas que quiserem melhorar sua classificação dentro do Programa.

AUDITORIA DE VERIFICAÇÃO: consiste na execução de nova auditoria em FORNECEDOR e/ou SUBCONTRATADO já auditado e aprovado por um Organismo de Auditoria, com utilização da mesma metodologia e com base no mesmo checklist utilizado nas auditorias regulares do Programa ABVTEX. O objetivo é confirmar os resultados da auditoria realizada anteriormente e controlar eventuais desvios ou irregularidades.

AUDITORIA DE MUDANÇA DE ENDEREÇO E AUDITORIA DE NOVOS EMPREGADOS (já no novo Regulamento): consiste na realização, por um Organismo de Auditoria, de uma auditoria completa em FORNECEDOR e/ou SUBCONTRATADO já auditado e aprovado. Para a realização desta auditoria, devem ser observados todos os procedimentos para a realização de uma Auditoria Inicial ou Auditoria de Renovação.