Sobre o Programa
Considerado um “divisor de águas” no combate ao trabalho análogo ao escravo e infantil na cadeia de valor do varejo de moda, o Programa ABVTEX representa o esforço setorial das redes varejistas para a implantação das melhores práticas de compliance entre seus fornecedores e subcontratados. Lançado em 2010, o Programa foi uma resposta da ABVTEX a favor do uso do trabalho digno na cadeia produtiva dos artigos de moda, e vem sendo aprimorado ao longo do tempo. A meta é tornar-se referência internacional nos próximos cinco anos.
O maior legado do Programa ABVTEX tem sido a união das empresas varejistas, que atuam num mercado altamente competitivo, em torno de uma causa comum: o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor e a aplicação das regras de compliance junto à cadeia de fornecimento.
O Programa possui um Comitê Gestor para regular sua atuação e conta com o apoio de um Conselho Consultivo formado por entidades representativas da sociedade e do Governo.
Os participantes reúnem-se periodicamente para analisar os avanços obtidos e apresentar valiosas contribuições para o aprimoramento do Programa.
Fornecedor, saiba como iniciar o Programa
Cartilha do Programa ABVTEX
Esta Cartilha é uma importante ferramenta para que as empresas fornecedoras e/ou subcontratadas interessadas no Selo ABVTEX possam compreender como funciona o processo de auditoria e como fazer parte do Programa ABVTEX.
Acesse a Cartilha ou Baixar PDF
Resultados
O balanço do Programa ABVTEX revela números que impressionam pela magnitude:
3.797 empresas aprovadas
639 Municípios, em 18 Estados
393.258 empregos diretos
59.585 auditorias realizadas desde 2010
O reconhecimento à iniciativa ultrapassou as fronteiras do varejo de moda e se traduz na conquista de vários prêmios, sendo o mais recente o Selo de Direitos Humanos e Diversidade. concedido pela Prefeitura de São Paulo, do qual a ABVTEX foi agraciada por cinco anos consecutivos (2018 a 2022). Além deste, conquistou o 1º lugar no Prêmio Direitos Humanos 2018, conferido pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos (MDH). O Programa ABVTEX foi ainda premiado com o Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2016, 1º lugar na categoria Humanidade, outorgado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. Em 2013, o Programa recebeu o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade na categoria Entidades e, em 2012, o Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Conselho Consultivo do Programa ABVTEX
É formado pelos varejistas integrantes do Comitê Gestor e por entidades representativas da sociedade que, por sua vocação e forma de atuação, possam contribuir para o desenvolvimento do Programa ABVTEX, a saber:
- Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit)
- Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados)
- Associação pela Indústria e Comércio Esportivo (Ápice)
- Colabora Moda Sustentável
- Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE/SP)
- Confederação Nacional dos Trabalhadores/as do Ramo de Vestuário da CUT (CNTRV/CUT)
- Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (Ethos)
- Instituto Fashion Revolution (Fashion Revolution)
- Instituto Observatório Social
- Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO)
- Organização Internacional do Trabalho (OIT)
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional)
- Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco (Sindicato das Costureiras)
- Universidade de São Paulo (USP)