Regeneração de recursos e a inovação responsável estão entre principais demandas dos consumidores, aponta pesquisa
Levantamento da WGSN aponta busca por produtos éticos e sustentáveis; ABVTEX reforça a importância da responsabilidade socioambiental no varejo têxtil
Levantamento da WGSN aponta busca por produtos éticos e sustentáveis; ABVTEX reforça a importância da responsabilidade socioambiental no varejo têxtil
Foto: Freepik
O consumo consciente tem sido uma tendência mundial nos últimos anos, impulsionando uma mudança de mentalidade que gerou novas expectativas nos consumidores. Segundo um estudo da consultoria WGSN, empresa global de previsão de tendências, 40% dos compradores acreditam que as marcas têm a função de tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Para Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), entidade que representa mais de 100 das principais marcas varejistas de moda no país, as tendências de consumo reforçam que a preocupação dos consumidores com uma cadeia produtiva responsável e questões éticas não é uma moda do passado.
A pesquisa da WGSN destaca a crescente importância de iniciativas que priorizam a regeneração de recursos e a inovação responsável. Segundo o estudo, os consumidores estão cada vez mais dispostos a apoiar marcas que não apenas proporcionem conforto, mas que também atuem de maneira ética e consciente. Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, avalia que o comportamento do consumidor não é uma novidade, mas uma evolução que exige uma resposta proativa e inovadora das marcas.
“Os consumidores estão em busca de produtos e serviços que não apenas elevem seu bem-estar, mas que também tornem suas rotinas mais agradáveis de maneira simples e eficaz. Eles querem soluções que contribuam de maneira tangível para a felicidade, isso inclui também gerar um impacto positivo no mundo. As marcas precisam entender que o “must have” do futuro não será sobre preço, mas sobre como seus produtos podem melhorar a vida das pessoas e impactar positivamente o nosso planeta”, observa o executivo.
Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX Foto: Divulgação
O estudo de tendências da WGSN traz como exemplo um caso de uma marca que gerou um aumento de 62% de interesse nas redes sociais após postar sobre um produto produzido de forma ética. Iniciativas como reduzir a pegada de carbono, apostar na economia circular, reciclar materiais, fazer uso consciente de água e energia, oferecer boas condições de trabalho aos colaboradores e prestadores de serviços, produzir relatórios de transparência e sustentabilidade são algumas formas de fomentar o consumo ético.
Além disso, entre as principais tendências apontadas, a flexibilidade e a adaptabilidade se destacam como requisitos essenciais. A pesquisa também aponta que a cultura do consumo romântico está acabando, dando lugar a um desejo por experiências que gerem valor real e impacto positivo.
“Os consumidores estão cada vez mais cientes do que consomem e de como isso afeta o mundo ao seu redor. As marcas que conseguirem se conectar de forma autêntica e significativa com seus públicos estarão à frente. Isso requer não apenas inovação, mas também um compromisso genuíno com a ética e a transparência”, avalia Lima.
Neste contexto, vale ressaltar que, em celebração ao Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, é fundamental refletirmos sobre as exigências e expectativas dos consumidores. Para o diretor da ABVTEX, é fundamental que o setor têxtil dialogue com essas expectativas e que as marcas entendam que sustentabilidade não deve ser vista apenas como uma tendência, mas como um valor intrínseco que deve guiar todas as decisões de negócios. Para contribuir nesse esforço, a associação criou uma série de conteúdos educativos sobre os aspectos ASG Com o objetivo de conscientizar a cadeia de fornecimento do varejo de moda. Saiba mais em: www.abvtex.org.br/pilulas-de-asg/.
Sobre a ABVTEX
Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. É a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; autoridades dos governos federal, estaduais e municipais; ONGs e associações; imprensa; e a sociedade em geral.
Promotora do diálogo entre toda a cadeia de valor da moda, a ABVTEX é reconhecida por suas iniciativas em prol do compliance, fornecimento responsável e a promoção do trabalho digno, por meio do Programa ABVTEX. Possui ainda como pilares de atuação o combate à falta de isonomia tributária frente aos e-commerces internacionais, à informalidade e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva que abastece o varejo de moda, entre outras frentes.
Informações à Imprensa: ADS Comunicação Corporativa
Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br – (11) 99476-4664 Marcela Tavares – marcelat@adsbrasil.com.br – (11) 98642-8487
Tatyane Mendes – tatyanem@adsbrasil.com.br – (61) 98187-1327