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Inverno: o frio que aquece as vendas de roupas

Os varejistas de moda comemoram as baixas temperaturas deste início de inverno que podem trazer impacto positivo nas vendas de roupas de frio.

Os varejistas de moda comemoram as baixas temperaturas deste início de inverno que podem trazer impacto positivo nas vendas de roupas de frio.

A temporada de inverno é uma época do ano aguardada pelo varejo de moda, pois traz consigo a perspectiva de um aumento nas vendas de artigos de moda com maior valor agregado o que impacta nos resultados das varejistas. São jaquetas, casacos, botas, acessórios e roupas de cama, como cobertores, mantas e edredons. A chegada da frente fria é capaz de motivar compras por necessidades de artigos que aquecem.

As temperaturas mais baixas que atingem principalmente a população das regiões Sul e Sudeste do País podem servir para amenizar os resultados aquém do esperado deste ano, em que datas importantes como Dia das Mães e Dia dos Namorados trouxeram um resultado relativamente semelhante ao do ano anterior. Segundo Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), “o inverno mais rigoroso é sempre bom para o varejo de moda, pois mantém aquecidas as vendas”. Ele lembra que, no ano passado, o varejo foi surpreendido por um clima não condizente com a estação, com dias mais quentes.

Segundo o IEMI Inteligência de Mercado, o varejo de vestuário e calçados movimenta em média R$ 180 bilhões anualmente. A participação dos artigos de inverno é de R$ 45 bilhões e o trimestre junho, julho e agosto representa 25% dessa receita. Ainda de acordo com o IEMI, em 2017 o varejo de vestuário de inverno deve movimentar 256 milhões peças, 3,4% superior ao ano de 2016. E em valores, R$ 14,3 bilhões, 6% sobre o ano de 2016.

“O cenário é ainda bastante conservador, mas tivemos, por exemplo, o mês de maio relativamente melhor do que em 2016, apesar da maior dificuldade em relação ao clima e o cenário político”, afirma Lima.

O segundo semestre é um período importante para o varejo nacional, quando se concentram as maiores vendas em função do Dia dos Pais, da coleção de Verão, Dia das Crianças e Natal.

A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) reúne 22 das mais representativas redes de varejo nacionais e internacionais, contemplando mais de 50 marcas que comercializam vestuário, calçados, bolsas e acessórios de moda, além de cama, mesa e banho.

Informações à imprensa: ADS Comunicação Corporativa

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