Enquete da ABVTEX aponta desempenho positivo do varejo de moda em janeiro
Em enquete realizada mensalmente pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), que representa mais de 100 grandes marcas do varejo de moda brasileiro, 78% das associadas reportaram resultados de vendas melhores em janeiro em relação ao mesmo mês de 2019, sendo que 22% consideraram o resultado igual ou pior no comparativo.
O diretor executivo da ABVTEX, Edmundo Lima, considera o dado positivo:“Enxergamos com bons olhos o fato de que quase 80% dos associados registraram crescimento nas vendas em janeiro, mesmo sendo um mês em que historicamente há aumentodas despesas no orçamentodos brasileiros, com IPVA e IPTU, matrícula e material escolar.Nota-se que os artigos de vestuário estão na lista de itens necessários dos consumidores”.
O desempenho neste início de ano vem surpreendendo positivamente as redes varejistas de moda associadas à ABVTEX que registram um movimento de vendas melhor frente ao mesmo período de 2019. “O varejo de moda representado pela ABVTEX tem expectativa de crescimento para 2020, principalmente se comparado ao ano passado. Acreditamos no futuro de crescimento, ainda que em um cenário conservador”, afirma Lima.
Segundo o IEMI – Inteligência de Mercado, os dados preliminares de 2019, para as vendas de vestuário no Brasil, mostram crescimento de 0,8% em peças vendidas e 2,8% em receita. As estimativas para 2020 são ainda mais promissoras, em volume de produção, em que a indústria de vestuário nacional deverá crescer 1,6% em número de peças produzidas e 2,5% em valores de produção.
E, a partir de agora, que as redes de varejo lançam o previewda coleção Outono/Inverno e as principais tendências à estação mais fria. “A virada de coleção deve acontecer logo após o Carnaval e tem o desafio de atrair clientes em um período árido de vendas para o varejo de vestuário, o pós-festas”, conclui.
Fundada em 1999, a ABVTEX reúne as mais representativas redes de varejo nacionais e internacionais que comercializam vestuário, calçados, acessórios e artigos têxteis para o lar. A ABVTEX é interlocutora do varejo de moda com o governo, entidades de classe, fornecedores, imprensa, consumidores, enfim, com a sociedade em geral, sempre promovendo o diálogo em prol dos interesses do setor. A entidade tem como propósito promover a moda sustentável, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia produtiva justa, responsável, inovadora, competitiva e transparente.
Informações à imprensa: ADS Comunicação Corporativa
Vera Santiago – veras@adsbrasil.com.br – (11) 5090-3016
Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br (11) 5090-3017