Outono/Inverno: Chegada do frio aquece as vendas do varejo de moda
.
Os varejistas de moda comemoram as baixas temperaturas que podem trazer impacto positivo nas vendas dos itens da coleção outono-inverno que estão na mira de 7 a cada 10 brasileiros, aponta pesquisa
A chegada da frente fria é capaz de motivar compras de artigos de inverno, tais como jaquetas, casacos, botas, acessórios e roupas de cama (cobertores, mantas e edredons). Se somada ao fato de que há uma demanda represada, por conta do fechamento do comércio em função da pandemia, a expectativa é positiva entre as empresas do varejo de moda associadas à Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX)
Segundo Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, o inverno mais rigoroso é sempre bom para o varejo de moda. “As temperaturas mais baixas que atingem principalmente as regiões Sul e Sudeste do País aumentam a atratividade dos produtos, especialmente em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados”. Segundo ele, as vendas do Dia das Mães já haviam sido impactadas positivamente por este fator.
Na mais recente pesquisa do IEMI – Inteligência de Mercado, o cenário é favorável para o varejo de moda devido à intenção de compra para a coleção Outono/Inverno. Cerca de 7 a cada 10 brasileiros pretendem comprar roupas de frio. O levantamento mediu a aderência e a intenção de compra de produtos de vestuário nesta coleção envolvendo 1.200 entrevistados com mais de 18 anos de todas as regiões do país. Do total de participantes, 73% pensam em comprar itens da coleção Outono/Inverno.
Considerando os 73% dos consumidores que pretendem comprar, o IEMI aponta que o gasto médio destes consumidores com roupas na coleção Outono-Inverno será de R$ 288,97.
Entre os consumidores que pretendem comprar roupas da coleção Outono-Inverno destacam-se:
-78% dos consumidores com poder de compra pertencentes à classe B;
-78% dos consumidores entre 35 e 44 anos;
-76% das mulheres afirmam positivamente, já entre os homens são 67% os que pretendem comprar;
-81% dos consumidores residentes na região Sul afirmam a intenção de compra e, no Sudeste, são 77% os que pretendem comprar roupas da coleção.
Fonte: IEMI
O trimestre junho, julho e agosto representa uma parcela considerável das vendas dos artigos de inverno. O segundo semestre é um período importante para o varejo nacional, quando se concentram as maiores vendas em função do Dia dos Pais, da coleção de Verão, Dia das Crianças e Natal.
A ABVTEX reúne 25 das mais representativas redes de varejo nacionais e internacionais, contemplando mais de 100 marcas que comercializam vestuário, calçados, acessórios de moda e artigos têxteis para o lar.
Informações à imprensa sobre a ABVTEX: ADS Comunicação Corporativa
Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br (11) 5090-3017/ 99476-4664
Vera Santiago – veras@adsbrasil.com.br – (11) 5090-3016