Imprensa

Dia do Combate ao Trabalho Infantil requer ações concretas

Cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão envolvidos em trabalho infantil no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). […]

Cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão envolvidos em trabalho infantil no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) reforça seu compromisso em contribuir ativamente para a erradicação do trabalho infantil.

“A ABVTEX está empenhada em promover uma cadeia produtiva mais ética e responsável, livre do trabalho infantil. Nosso compromisso é adotar medidas concretas para que as empresas atuem de acordo com os princípios éticos e legais estabelecidos”, afirma o diretor executivo da ABVTEX, Edmundo Lima.

O Programa ABVTEX – considerado o maior esforço setorial da cadeia de valor da moda no Brasil em prol da responsabilidade social, do compliance e na promoção do trabalho digno, combatendo o uso de trabalho análogo ao escravo, infantil e estrangeiro irregular por fabricantes e seus subcontratados – tem contribuído ativamente com o combate ao trabalho infantil.

Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX Foto: Divulgação 

Outra iniciativa da associação é o apoio ao curso oferecido pelo SENAI de capacitação para o jovem aprendiz, que oferece oportunidades de aprendizado e inserção no mercado de trabalho para jovens que estão iniciando suas carreiras, conforme determina a legislação brasileira.

“É essencial estabelecer políticas e diretrizes claras que imponham padrões mínimos de conduta em relação a essas práticas, bem como realizar ações de monitoramento pelas empresas e fiscalização pelo governo para assegurar a conformidade e as melhores práticas”, complementa Lima.

Sobre a ABVTEX

Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. É a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; autoridades dos governos federal, estaduais e municipais; ONGs e associações; imprensa; e a sociedade em geral.

Promotora do diálogo entre toda a cadeia de valor da moda, a ABVTEX é reconhecida por suas iniciativas em prol do compliance, fornecimento responsável e a promoção do trabalho digno, por meio do Programa ABVTEX. Possui ainda como pilares de atuação o combate à informalidade, à falta de isonomia tributária frente aos e-commerces internacionais e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva que abastece o varejo de moda, entre outras frentes de atuação.

Informações à imprensa: ADS Comunicação Corporativa

Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br (11) 99476-4664 Vera Santiago – veras@adsbrasil.com.br – (11) 97661-1671

Marcela Tavares – marcelat@adsbrasil.com.br – (11) 98642-8487 Tatyane Mendes – tatyanem@adsbrasil.com.br – (61) 98187-1327