Dia das Mães deve movimentar varejo de moda, aponta pesquisa
A segunda data comemorativa mais importante do ano para os varejistas de moda será marcada pela compra de camisas e jeans
A expectativa para o Dia das Mães traz expectativa de melhor desempenho entre as empresas do varejo de moda associadas à ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil. “O cenário é ainda bastante conservador, porém, com a reabertura do comércio em todas as capitais e a chegada de dias mais frios, as lojas estão preparadas para a data nas lojas físicas e on-line”, afirma o diretor executivo da entidade, Edmundo Lima
Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX
O cenário é favorável analisando-se os dados da recente pesquisa do IEMI – Inteligência de Mercado realizada em abril. Cerca de 7 a cada 10 brasileiros pretendem comprar roupa no Dia das Mães. O levantamento mediu a aderência e a intenção de compra de produtos de vestuário para a data envolvendo 1.200 entrevistados com mais de 18 anos de todas as regiões do país. Do total de participantes, 69% pensam em comprar roupas no Dia das Mães.
As roupas sempre foram consideradas a preferência de quem quer presentear no Dia das Mães, data importante para o varejo de moda, superada somente pelo Natal. “As roupas sempre estão na lista de itens mais procurados, seguidas de perfumes, cosméticos, calçados e acessórios, como bolsas, bijuterias e joias”, explica Lima.
Entre os entrevistados que pretendem comprar roupa no Dia das Mães, 18% pretende comprar camisas, 11% calças jeans e 6% roupas íntimas.
Fonte: IEMI
Diferente de anos anteriores, as temperaturas mais amenas chegaram na hora certa. “Os meses de outono e inverno são bons para o varejo de moda, pois aquecem as vendas dos artigos de frio”, ressalta Lima.
Segundo o IEMI, 40% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 100,00 e R$ 200,00 no presente do Dia das Mães. Já a parcela de 39% pretende gastar menos que R$ 100,00 e somente 9% pretendem gastar mais do que R$ 300,00. O gasto médio será de R$ 148,87. Internet é o canal preferido por 37% dos entrevistados para a compra do Dia das Mães. Em segundo lugar, lojas de shopping e, em terceiro, lojas de rua.
Informações à imprensa: ADS Comunicação Corporativa
Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br – (11) 5090-3017/ 99476-4664 Vera Santiago – veras@adsbrasil.com.br – (11) 5090-3016