Com foco em ASG, Programa ABVTEX se consolida como modelo de sucesso em sustentabilidade na moda
Iniciativa da Associação Brasileira do Varejo Têxtil registra NPS de +56 e transforma práticas socioambientais em todo o Brasil
Iniciativa da Associação Brasileira do Varejo Têxtil registra NPS de +56 e transforma práticas socioambientais em todo o Brasil
Em um momento em que as práticas ASG (Ambientais, Sociais e de Governança) se tornam cada vez mais essenciais para a sustentabilidade das empresas, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), por meio do Programa ABVTEX, se destaca como um modelo bem sucedido e aplicável em outros setores. Os resultados da recente pesquisa de Net Promoter Score (NPS), realizada no final de 2024, revela a satisfação crescente dos participantes da iniciativa. Com um NPS de +56, 90% dos participantes afirmaram que recomendariam o Programa a outras empresas, destacando o impacto positivo e transformador que a iniciativa tem proporcionado ao setor.
A pesquisa mostrou que sete em cada dez empresas da cadeia produtiva que participaram do Programa perceberam melhorias significativas em suas práticas de sustentabilidade após a obtenção do Selo ABVTEX. Este resultado não apenas reafirma o compromisso com a responsabilidade social, mas também reflete a dedicação dos empresários em adotar práticas que beneficiem o meio ambiente e a sociedade.
Foto: Divulgação
O Programa ABVTEX também é altamente recomendado pelos varejistas signatários, cujo saldo de NPS é de +79. “Esses resultados são um reflexo do esforço conjunto para impulsionar um futuro mais sustentável e promissor para toda cadeia de valor da moda no país”, destaca Angela Bozzon, gerente do Programa ABVTEX. “Estamos comprometidos em manter e aprimorar essa experiência, sempre buscando a excelência em nossas iniciativas.”
Angela Bozzon, gerente do Programa ABVTEX.
Foto: Divulgação
Por meio do Programa ABVTEX, a entidade trabalha para transformar a cadeia de valor, incentivando marcas e fornecedores nas melhores práticas socioambientais. Lançado há 14 anos, o Programa tornou-se o maior esforço setorial de moda na América Latina em prol da Agenda ASG. Com 60 mil auditorias realizadas desde 2010, o Programa assegura que 383 mil pessoas, que trabalham na cadeia produtiva que abastece as varejistas associadas à ABVTEX, estejam em ambientes de trabalho seguros, que respeitam suas condições de dignidade e direitos trabalhistas.
Em 2024, o Programa ABVTEX encerrou o ano com 3.741 empresas da cadeia produtiva aprovadas, abrangendo 18 estados e 633 municípios, consolidando-se como um marco nacional no combate ao trabalho análogo à escravidão, de estrangeiro irregular e infantil.
Com resultados concretos e impactos transformadores, o Programa ABVTEX inspira outros setores da economia a adotarem práticas alinhadas à agenda ASG. A iniciativa destaca a importância de um compromisso coletivo para promover mudanças setoriais positivas em toda a cadeia de valor, reforçando a responsabilidade socioambiental como pilar do desenvolvimento empresarial.
Do ponto de vista dos fornecedores, o Programa promove vantagens como a mitigação de riscos de passivos trabalhistas, melhorias no ambiente de trabalho e redução de acidentes, diminuindo o absenteísmo, aumento de produtividade, além de maior motivação e retenção de trabalhadores. Com benefícios tão relevantes, a ABVTEX busca sensibilizar outras empresas a se engajarem nessa iniciativa, fortalecendo a sustentabilidade e a competitividade da moda no Brasil.
Sobre a ABVTEX
Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. É a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; autoridades dos governos federal, estaduais e municipais; ONGs e associações; imprensa; e a sociedade em geral.
Promotora do diálogo entre toda a cadeia de valor da moda, a ABVTEX é reconhecida por suas iniciativas em prol do compliance, fornecimento responsável e a promoção do trabalho digno, por meio do Programa ABVTEX. Possui ainda como pilares de atuação o combate à falta de isonomia tributária frente aos e-commerces internacionais, à informalidade e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva que abastece o varejo de moda, entre outras frentes.
Informações à imprensa sobre a ABVTEX: ADS Comunicação Corporativa
Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br – (11) 99476-4664
Marcela Tavares – marcelat@adsbrasil.com.br – (11) 98642-8487
Tatyane Mendes – tatyanem@adsbrasil.com.br – (61) 98187-1327
Nicole Meier – nicolem@adsbrasil.com.br – (11) 94875-3317