ABVTEX anuncia a adesão ao Sistema de Logística Reversa de Embalagens
A entidade aderiu ao Sistema que conta com 58 entidades e mais de 800 empresas aderentes
A ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil, representando as principais redes de varejo de moda do País, aderiu ao Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral, um instrumento para adequação à legislação vigente de logística reversa de embalagens pós-consumo que desenvolve a cadeia de reciclagem de maneira sistêmica, escalável e com grande impacto socioambiental.
Como entidade signatária ao Termo de Compromisso para Logística Reversa de Embalagens em Geral, a ABVTEX oferece aos seus associados mais um instrumento para adequação às regulamentações legais com responsabilidade socioambiental utilizando tecnologia e transparência. “Ao fazer parte dessa solução, colocamos à disposição dos associados uma alternativa viável para compensar o impacto ambiental das embalagens pós-consumo de forma simples e sustentável, que cumpre com requisitos de compliance e que todos podem fazer parte”, explica Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.
Este Sistema se apresenta como uma solução para o atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12.305/10), que cria a corresponsabilidade pela destinação correta de suas embalagens, e a meta de reciclagem de 22% sobre o total comercializado anualmente.
Além do atendimento à legislação, as ações podem ser divulgadas aos consumidores por meio de uma série de iniciativas e canais confiáveis, comprovando de forma transparente a responsabilidade socioambiental das marcas sobre a questão da reciclagem.
O Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral atua com a solução de Certificados de Reciclagem de Embalagens (CRE), que comprova, por meio de homologação criteriosa e tecnologia de rastreamento de dados, que cooperativas ou operadores privados de triagem restituíram ao ciclo produtivo a quantidade (toneladas) de embalagem equivalente ao comercializado pelas empresas.
Fluxo da Reciclagem com Certificados de Reciclagem de Embalagens (CRE)
Para participar do Sistema, que é coordenado pela FIESP, certificado pela eureciclo (New Hope Ecotech) e validado pela Secretaria de Meio Ambiente (SMA) e CETESB, a empresa interessada deve ser associada a uma das entidades signatárias.
O objetivo principal dessa modelagem é a reinserção no ciclo produtivo de embalagens, após uso pelo consumidor. Para tanto, foram firmadas parcerias com empresas operadoras de manejo e triagem de resíduos sólidos, bem como com cooperativas de catadores. “Visamos trabalhar efetivamente na logística reversa de embalagens, aumentando as taxas de reciclagem no País e no desenvolvimento e formalização dos agentes de reciclagem em geral”, afirma o engenheiro Lucas Barbosa, gerente da eureciclo.
Foto: eureciclo
Informações à imprensa sobre a ABVTEX: ADS Comunicação Corporativa
Vera Santiago – veras@adsbrasil.com.br – (11) 5090-3016
Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br (11) 5090-3017