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Varejo, moda e couro: as transformações do consumo e da atividade na indústria

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 19 de junho de 2020

“Nosso objetivo foi mostrar, a partir da perspectiva do varejo, as transformações nos elos da cadeia e como estavam se preparando com protocolos para a retomada”, apontou Lima.

Entre os principais aspectos destacados estão os impactos no consumidor, que logo no início da pandemia no País concentrou seus investimentos em compras de produtos essenciais e em locais mais próximos de casa. “Foi possível ainda notar que muitos consumidores tiveram a iniciação em compras on-line, bem como o aumento significativo do e-commerce entre as varejistas de moda. Acompanhando estes fenômenos, houve também a experimentação de novas marcas”, disse.

Sob o olhar dos varejistas, Lima destacou as medidas tomadas em atenção à saúde e segurança dos colaboradores e consumidores, a partir do fechamento das lojas físicas, a adaptação ao home office e a necessidade de ampliar a capacidade e qualidade de atendimento das vendas on-line. A inovação por parte das marcas que investiram em novos canais de venda digital e serviços, como venda direta por WhatsApp, Facebook e Instagram (pelos colaboradores e até consumidores que se tornaram revendedores). E os variados formatos de entregas pelas lojas em shopping centers, com os serviços de drive-thru e lockers.

Lima afirmou que o processo de retomada das atividades será lento e gradual, havendo a necessidade de estruturação das lojas, seguindo as recomendações de protocolos sanitários para garantir a segurança das pessoas. “Sem dúvida, o grande destaque é a união de esforços entre varejo e indústria para atrair um consumidor cauteloso a adquirir produtos que tenha a garantia de origem responsável. Para se sobressair, empresas devem focar no desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados e adequados à nova realidade”.