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Sustainable Brands: valor na cadeia de moda

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 26 de outubro de 2017

Sustainable Brands: valor na cadeia de moda

Em sua primeira edição em São Paulo, a plataforma norte-americana global de inovação, Sustainable Brands, realizou sua quinta edição nos dias 18 e 19 de setembro. O evento teve o apoio na divulgação e a participação da ABVTEX.

O evento da plataforma de mesmo nome foi organizado para promover a discussão sobre questões relacionadas à sustentabilidade. O tema deste ano foi “Redefining the Good Life”, o primeiro evento de uma trilogia de construção coletiva de conhecimento sobre os novos padrões de uma vida boa, a serem conquistados em um futuro próximo. Foram debatidas as ações das marcas e organizações nesta direção, e as soluções que concretizam essa visão de mundo. Em 2018, o debate continua com “Redesigning the Good Life” e “Delivering the Good Life”, em 2019.

Desenvolvida há 11 anos nos Estados Unidos, a Sustainable Brands é a mais influente plataforma de comunicação na internet americana e tem presença global em eventos anuais.

Pioneira na construção dessa rede, a edição brasileira foi realizada por quatro anos no Rio de Janeiro e  veio a São Paulo. O Instituto C&A apoiou o evento e coordenou um dos espaços de cocriação, o “Good Fashion”, como parte da programação do Activation Hub do #SB17SP, no Unibes Cultural.

Foram quatro painéis com convidados especialistas que trataram de temas relevantes para a construção de uma indústria da moda mais justa e sustentável. Também foram abordadas as grandes mudanças no setor, provocadas pela necessidade de redução dos impactos de produção e pelas novas formas de colaboração.

Para tratar da geração de valor na cadeia da moda e da importância da produção e do consumo circular, o Sustainable Brands contou com a participação em um talk da ABVTEXAbit,  OIT  e Instituto C&A.

As instituições fizeram menção à criação de uma agenda de transformações estruturais para o setor até 2.035. Esta agenda está em fase de desenvolvimento no Laboratório de Moda Sustentável com foco na informalidade e concorrência desleal, condições de trabalho precarizado ou forçado, rastreamento das matérias-primas e sustentabilidade na cadeia de valor.