Notícias

Seminário de Migrações Internacionais, Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 09 de maio de 2019

O diretor executivo da ABVTEX, Edmundo Lima, prestigiou o seminário e a abertura da exposição fotográfica “Costurando Dignidade”, no Museu da Imigração (SP), realizados em 05 de abril. 

O Museu da Imigração promoveu o evento que faz parte do Programa de Seminário do Observatório das Migrações em São Paulo, organizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Ministério Público do Trabalho para discussão das temáticas: tráfico de pessoas e trabalho análogo ao escravo.

A mesa de abertura do seminário contou com a participação da Dra. Catarina von Zuben, coordenadora da Comissão Nacional de Combate ao Trabalho Análogo ao Escravo – CONAETE; do Dr. Ronaldo Fleury, procurador-geral do Ministério Público do Trabalho; e da Dra. Renata Braz, coordenadora-geral de enfrentamento ao tráfico de pessoas do Ministério da Justiça, que abordaram a relevância dos temas para o desenvolvimento de uma sociedade justa e sustentável.

Na sequência, o público pode acompanhar o painel “Migrações internacionais, tráfico de pessoas e trabalho escravo”. Com mediação da Dra. Catarina e a participação dos procuradores do Ministério Público do Trabalho, Dr. Gustavo Accioly e Dra. Tatiana Bivar Simonetti, além do Dr. Magno Riga, auditor fiscal do trabalho; Padre Paolo Parise, diretor do Centro de Estudos Migratório – Missão Paz; Roque Pattussi, coordenador do Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (CAMI); e da Prof.ª Rosana Baeninger, coordenadora do Observatório das Migrações em São Paulo (Unicamp).

Após o painel, houve a inauguração da mostra temporária “Costurando Dignidade”, com imagens registradas em um período de dez dias, em outubro de 2018, na cidade de São Paulo, pelo fotógrafo Chico Max.

Para a diretora executiva do Museu da Imigração, Alessandra Almeida, o Museu aborda o contexto histórico dos fluxos migratórios do fim do século 19 até meados do século 20, e, também, os processos contemporâneos no Brasil e no mundo. “Faz parte da nossa missão institucional trazer discussões que envolvam temas relacionados a esses movimentos e aos direitos humanos. A exposição do Chico Max é mais uma forma de aproximar o público da real situação vivida por tantas mulheres migrantes no início da sua experiência em nosso país”, comenta.

Abertura do Seminário Migrações Internacionais, Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo, com participação da Dra. Catarina Von Zuben (coordenadora da Conaete no MPT), Dr. Ronaldo Fleury (Procurador Geral do Trabalho) e Dra. Renata Braz (Ministério da Justiça).