Programa ABVTEX é a primeira iniciativa brasileira de combate ao trabalho escravo reconhecida pelo Modern Slavery Map
Categoria: Notícias da ABVTEX | 19 de abril de 2021
O Programa ABVTEX conquistou mais um reconhecimento internacional ao se tornar a primeira iniciativa brasileira de combate ao trabalho escravo a integrar o Modern Slavery Map.
Esta é uma ferramenta que destaca instituições que atuam contra todas as formas de trabalho escravo moderno no mundo. O mapa reúne de forma inédita iniciativas e organizações, locais e globais, que atuam juntamente com as empresas na luta contra o tráfico humano, trabalho forçado, trabalho infantil e outras formas de escravidão moderna.
A ferramenta tem como organizações colaboradoras o Pacto Global das Nações Unidas (em que a ABVTEX integra a Rede Brasil), Aliança 8.7, Organização Internacional do Trabalho, GBNFL – Rede Global de Negócios sobre Trabalho Forçado da OIT (da qual a ABVTEX é membro e integra o Conselho Consultivo), Coalizão Empresarial Global contra o Tráfico – GBCAT, Iniciativa RESPECT – Coalizão Responsável e Ética do Setor Privado contra o Tráfico, Iniciativa Global Contra o Crime Organizado Transnacional, IOM – Organização Internacional para Migração e conta com o apoio da Laudes Foundation.
Estas organizações viram a necessidade de fornecer um recurso unificado de informações, pois acreditam no aumento de empresas que irão trabalhar esta questão crítica e buscar entender o que outras já estão fazendo. O Mapa Interativo é um recurso para que as iniciativas existentes e recém-formadas possam avançar.
No total, atualmente, são 227 iniciativas cadastradas. O mapa interativo permite navegar escolhendo cinco filtros: Type, Industry, Geography, Issue e Services Provided. A ferramenta permite ainda fazer as combinações entre os filtros. Por exemplo, na combinação dos filtros Vestuário e América Latina, há apenas seis resultados cadastrados.
A ABVTEX recebeu a classificação como Iniciativa (Type), Vestuário (Industry), América Latina e Caribe (Geography), Trabalho Forçado (Issue) e Prevenção, Identificação e Remediação (Services Provided).