Programa ABVTEX é benchmarking na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 11 de outubro de 2019
Em Brasília, a ABVTEX, representada por seu diretor executivo Edmundo Lima, apresentou o Programa ABVTEX como case setorial de sucesso para o Grupo de Trabalho de Cadeias Produtivas da Comissão Nacional de Combate ao Trabalho Análogo ao Escravo (CONATRAE).
O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos criou o Grupo de Trabalho de Cadeias Produtivas com o objetivo de incentivar empresas da iniciativa privada a adotar condutas mais responsáveis para a promoção de boas condições de trabalho e na prevenção do trabalho análogo ao escravo e infantil.
A Associação foi convidada a participar do GT e, no dia 23 de setembro, a apresentar o Programa ABVTEX como case setorial bem-sucedido de monitoramento de cadeia produtiva e eliminação de más condições de trabalho em fornecedores do varejo de moda.
Lima fez apresentação como benchmarking de monitoramento de cadeia de fornecimento da moda e boas práticas das redes varejistas associadas, evidenciando que a iniciativa pode ser replicada por outros setores desde que haja disposição das empresas para tanto. “A metodologia do Programa ABVTEX, o aprendizado e resultados alcançados ao longo destes nove anos de experiência estão disponíveis a qualquer entidade que queira desenvolver uma prática similar”, afirmou.
Além dos integrantes da CONATRAE e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, participaram da reunião ainda os representantes da Secretaria do Trabalho (Ministério da Economia); CNI; CNA; InPacto; OIT; Senai-DF; Grupo Soma e Rain Forest Alliance.