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Parceria da ABVTEX e Abrapa leva varejistas à fazenda de algodão

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 12 de agosto de 2022

Chamada de Cotton Trip, a ação teve cerca de 40 representantes das marcas varejistas associadas à ABVTEX na imersão em uma fazenda de algodão.

Uma iniciativa inédita promovida pelo Movimento Sou de Algodão, da Abrapa, em parceria com a ABVTEX, promoveu uma experiência diferenciada durante a visita realizada em 13 de julho a Fazenda Pamplona, da SLC Agrícola, para conhecerem os programas de sustentabilidade Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e ABR-UBA (Unidade de Beneficiamento de Algodão). Além disso, puderam acompanhar os processos na lavoura e conhecer os detalhes sobre o plantio, manejo e colheita da fibra.

Veja os depoimentos de alguns dos participantes da Cotton Trip 2022:

“A experiência foi ímpar. Na visita técnica foi possível vivenciar tudo aquilo que sabemos sobre o cultivo do algodão e sobre os sistemas de manejo mais sustentáveis. A diferença está justamente entre o saber e o experienciar, e isso faz toda a diferença. Lidamos com esses temas em nosso dia a dia, como varejo que somos, sempre em busca do que seria uma matéria-prima mais sustentável, para produzir produtos mais interessantes, saudáveis e seguros aos nossos clientes. Mas a oportunidade de seguir o rastro do algodão, desde o seu cultivo, foi sem dúvida uma experiência realmente agregadora.

Poder ver práticas socioambientais responsáveis nos ajudou a concretrar os conhecimentos. Excelente inciativa da ABVTEX junto ao Sou de Algodão e ABRAPA. É muito importante conseguirmos engajar cada vez mais varejistas em iniciativas como essa”.
Valesca Magalhães, Gerente Executiva de Sustentabilidade da Riachuelo.

“Quando olhamos para o todo não imaginamos como as oportunidades de sustentabilidade são geradas. Como algo tão leve e suave como o algodão nos traz tantas ações. Olhar a imensidão de algodão é ver a perfeição da natureza.

Minha experiência foi incrível. Tudo se complementou. Vi o engajamento dos colaboradores da Fazenda em nos dar o melhor direcionamento e precisão das suas funções, os colaboradores da ABRAPA aptos para nos entregarem um sistema robusto e que nos dê transparência nas informações. E o fechamento do Sr. Júlio Cézar Busato, presidente da Abrapa, reforçou todo o dia vivido. É um passo dentro da jornada da sustentabilidade, que certamente será aderido por muitos e vai trazer mais negócios e empregabilidade ao Brasil”.
Maria Zenaide da Silva Carvalho, Gerente de Sustentabilidade da Shoulder.

“A imersão na colheita até o beneficiamento de uma das matérias-primas mais importantes da indústria têxtil, me aproximou do caminho para uma moda mais responsável.”
Ana Carolina Poeys, Analista de Sustentabilidade do Grupo SOMA

“Os milhares de gomos branquinhos do campo, contrastando com o céu azul do cerrado, resultam em um cenário muito bonito. Mas existe ainda mais beleza por trás do algodão da fazenda que visitamos: há responsabilidade social e ambiental, há tecnologia brasileira, há um piloto para substituir os químicos por substâncias biológicas, naturais, no combate às pragas na lavoura. No uso sustentável do solo não há queimadas e o algodão faz rotação com o milho e com a soja; sua irrigação é quase que exclusivamente das chuvas, fato que coloca o algodão brasileiro em posição de destaque com relação aos dos outros países produtores.

Vimos as instalações de moradia dos trabalhadores, o cuidado com as condições laborais. A colheita é mecanizada, assim como o beneficiamento da fibra. Deu foi orgulho de ver os inúmeros fardinhos brancos e uniformes que vão virar fio e tecido: produto sustentável e feito por brasileiros”.
Daniela Cunha, Gerente Sênior de Responsabilidade Corporativa da PVH (Calvin Klein).

“A visita foi uma experiência engrandecedora ao ver nosso seguimento tão evoluído e com orgulho de empresas que possuem uma missão, como a SLC Agrícola. É maravilhoso entender nossa cadeia produtiva desde o início, pensando no bem-estar das pessoas e do nosso País de forma tão sustentável, até chegar no consumidor final o resultado de muito esforço no plantio, cuidados na colheita e manuseio, tecnologia no maquinário resultando não só em um produto, mas sim uma ideologia. Nós do Varejo, com certeza saímos muito orgulhosos e refletindo bastante em como incorporar no desenvolvimento de nossos produtos”.
Luana Alcazar e Roberta Perdigão, da Loungerie

“A imersão promovida pela Cotton Trip foi uma experiência incrível para tangibilizar a etapa precursora da responsabilidade socioambiental na cadeia de fornecimento: o cultivo do algodão.  Entender na prática os critérios e parâmetros do Algodão Brasileiro Responsável foi muito útil para reconhecer o trabalho por trás da certificação desta matéria-prima, assegurando atributos cruciais para uma produção responsável, consciente e, na posição de parceiros do Programa SouABR, um processo produtivo que também se torna cada vez mais transparente”.
Alan Abreu, da área de Sustentabilidade da Reserva

“O Movimento Sou de Algodão (Abrapa) e a ABVTEX organizaram uma iniciativa brilhante para compartilhar conhecimento com os elos da cadeia têxtil, conectar pessoas e iniciativas, e espalhar as boas práticas, mostrando como seu trabalho e parceria dão tração e credibilidade a transformações significativas no setor.

Foi muito enriquecedor visitar a Fazenda Pamplona, entender mais do plantio ao beneficiamento, e estar com outras marcas que também buscam avançar na jornada da sustentabilidade. Essa experiência me permitiu entender os desafios e oportunidades para uma gestão socioambientalmente responsável do algodão no Brasil, que além de já ser o maior fornecedor de algodão sustentável do mundo, tem um potencial incrível de inovação.”
Camila Limberg Dias, da área de Sustentabilidade da Aramis

“Foi uma experiência inspiradora. Conhecer o processo produtivo por completo é extremamente importante e necessário para que possamos ser e fazer melhor todos os dias. Na visita à Fazenda Pamplona, mergulhamos nos processos e tecnologias envolvidas da lavoura ao beneficiamento, sempre trazendo fortemente os atributos sustentáveis envolvidos em cada etapa. Em nome da La Moda, agradeço à ABVTEX, ABRAPA e a todos que fizeram parte deste momento”.
Cibele Mezzari, Analista de Planejamento Corporativo e Projetos da La Moda