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Os principais insights e tendências de consumo para 2023

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 13 de fevereiro de 2023

Os especialistas da WGSN, empresa referência em previsão de tendências de consumo, listaram as principais tendências que irão marcar este ano, entre elas, empregos verdes, humanos virtuais e jogos conscientes.

Humanos virtuais

Os humanos virtuais representam um mercado que deve movimentar US$ 530 bilhões em nível global até 2030 – uma alta de US$ 10 bilhões em relação a 2020. Em 2023, esses humanos virtuais estarão ainda mais inteligentes e realistas.

Pioneiras desse mercado, as marcas chinesas já estabeleceram um planejamento de quatro anos para turbinar os investimentos no setor. A plataforma Baidu transmitiu on-line a sua World 2022 Conference, usando apresentadores virtuais que ficaram 24 horas no ar. Recentemente, em um estudo realizado nos EUA e no Reino Unido, apenas 48% dos entrevistados conseguiram perceber a diferença entre um rosto humano e um rosto gerado por inteligência artificial (IA). Nesse estudo, as pessoas disseram que o rosto de IA parecia ‘mais confiável’ – embora surpreendentemente, esse dado mostra que a IA traz diversas novas oportunidades de storytelling.

Outra tendência em destaque são os NFTs ‘inteligentes’. Criada pela startup neozelandesa UneeQ, Sophie é um personagem de IA que já trabalhou com empresas como BMW e IBM. Ela entrou há pouco tempo para o mundo cripto por meio de uma coleção de NFT, que pretende criar uma comunidade de fãs em torno da identidade dela. Mas a maioria dos humanos virtuais não funciona com recursos de IA. ‘Zero’ é um influencer virtual humano criado por uma equipe de designers e desenvolvedores 3D da Offbeat.xyz, usando motores gráficos de games, recursos de captura de movimento e storytelling criativo. Com mais de 100 mil seguidores no Instagram, Zero cria conteúdo a partir do local onde vive (o ‘Nexus Universe’), e transmite seus vídeos no Twitch duas vezes por semana.

Profissões de baixo carbono

As pessoas estão migrando para profissões de baixo carbono, enquanto o estudo do clima se consolida como uma carreira em ascensão.

Para combater a ansiedade climática e encontrar um sentido de propósito, as pessoas estão migrando para profissões de baixo carbono. Muitos jovens também estão se dedicando ao estudo do clima, e a agricultura é um dos cursos mais procurados nas universidades britânicas. Nos próximos 10 anos, as profissões relacionadas ao meio ambiente e a áreas similares devem crescer 8% a mais do que as outras carreiras nos EUA. Na China, uma reportagem da CGTN mostrou que os ’empregos verdes’ estão em alta no país, enquanto um estudo da consultoria Accenture apontou que 77% dos jovens da região Ásia-Pacífico querem um emprego de baixo carbono.

Games e mindfulness

Em meio a uma cultura impactada por questões de saúde mental, os games se tornarão cada vez mais terapêuticos em 2023.

Nos EUA, 55% dos gamers usaram jogos como forma de aliviar o estresse durante a pandemia. O game Kinder World, da australiana Lumi, é inspirado na criação de plantas, incentivando atividades de autocuidado em um ambiente lúdico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) se uniu aos criadores do jogo de simulação de fazenda Goodville para lançar um personagem no jogo baseado em IA, pensado para ajudar os gamers a melhorarem sua saúde mental e física. O MIT Media Lab, nos EUA, criou o jogo Paradise Island, inspirado na terapia de ativação comportamental; atividades de bem-estar realizadas no mundo físico liberam recompensas in game para os usuários. Os desenvolvedores estão começando a pensar nos games como forma de terapia; o EndeavorRx, da empresa estadunidense Akili Interactive, é um universo de gaming pensado para tratar o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em crianças. Essa tendência também está começando a influenciar o design e desenvolvimento de produtos de hardware, acessórios e ambientes para jogos.