Organizações debatem violência de gênero e saúde mental dos trabalhadores
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 22 de abril de 2020
Com a participação de Edmundo Lima (ABVTEX), Jana Silverman (Solidarity Center), Cida Trajano (CNTRV), Luciana Almeida e Mariana Xavier (Laudes Foundation), Camila Zelezoglo (Abit) e Josenildo Ferreira (CUT), o debate avaliou a violência de gênero no trabalho e a saúde mental dos trabalhadores em momento de distanciamento social.
As empresas são importantes agentes para fortalecer o enfrentamento de diversas formas de violência contra os mais vulneráveis, incluindo as mulheres. “Isto requer pensarmos na implementação de políticas e procedimentos nas empresas que visem estabelecer um ambiente seguro a todos os gêneros”, aponta Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.
Para além dos riscos da pandemia, é preciso ter especial atenção aos distúrbios da mente em decorrência da crise. É necessário buscar maneiras de apoiar também psicologicamente os mais afetados. “Neste sentido, há diversas iniciativas sendo realizadas por terapeutas com tratamento a distância, por telefone ou vídeo, muitos apresentam baixo ou nenhum custo, para reforçar o apoio psicológico de maneira solidária”, ressalta.