ONG Repórter Brasil em reunião na ABVTEX
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 14 de junho de 2018
O Moda Livre é um app gratuito que avalia o envolvimento das marcas no combate ao trabalho escravo. Disponível em iOS (Iphone) e Android, o serviço tem o objetivo de informar os consumidores sobre a reputação das empresas em relação às condições de trabalho, incentivando o consumo consciente. Desde o seu lançamento, em dezembro de 2013, o app já teve mais de 200 mil downloads.
“Há bastante tempo a ABVTEX vem se relacionando com a ONG Repórter Brasil e desde a criação do aplicativo Moda Livre é que intensificamos este processo com as contribuições feitas ao questionário que as marcas preenchem e agora surgem novos desafios em termos de desenvolvimento da tecnologia e ampliação da transparência. Por isso, estabelecemos este canal de diálogo com a Repórter Brasil para, de maneira colaborativa, buscar o aperfeiçoamento da metodologia, sempre preservando a individualidade de cada uma das partes”, disse Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.
“A Repórter Brasil trabalha com temáticas relacionadas a questões socioambientais e trabalhistas e, nos últimos anos, acabou se convertendo em um centro de produção de informação e conhecimento sobre estes temas. Apesar do aplicativo se concentrar na área da moda, nossa atuação vai além das questões de trabalho neste setor. Temos a ABVTEX como parceira desde antes do lançamento do aplicativo, quando buscamos parceiros que nos apoiassem na construção da metodologia e montagem do questionário. Agora estamos em fase de atualizações e buscamos estreitar o relacionamento e dialogar com as marcas”, apontou Carlos Juliano.
Carlos explicou que o questionário tem quatro grandes quesitos: Política, Monitoramento, Transparência e Histórico (este não compete às empresas responderem, pois se baseia em dados oficiais de auditorias e fiscalizações do Ministério Público e Ministério do Trabalho). Os três primeiros quesitos somam pontos e o último subtrai pontos em casos de irregularidades trabalhistas.
O aplicativo passa por uma fase de modificações e atualizações, alguns ajustes já foram observados pela Repórter Brasil e o diálogo estabelecido com as marcas busca receber contribuições à evolução. Para facilitar este processo, a ABVTEX ofereceu apoio e assumiu o compromisso em atualizar os contatos das marcas que devem receber o questionário periodicamente.