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No Latam Retail Show, ABVTEX, Pernambucanas e Riachuelo destacaram os avanços da sustentabilidade da moda

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 18 de setembro de 2019

Durante o primeiro dia do Latam Retail Show 2019, o mais completo evento do varejo da América Latina, o diretor executivo da ABVTEX, Edmundo Lima, dividiu o palco com Ariel Tolchinsky, gerente executivo de Global Sourcing da Pernambucanas e Marcella Kanner, gerente de Marketing de Cultura e Imagem da Lojas Riachuelo.

O painel tratou “A Importância da atuação ética, responsável e transparente para engajar os consumidores da moda”, as duas empresas apresentarem seus cases na área de sustentabilidade e como os avanços das melhores práticas do varejo de moda podem engajar os consumidores cada vez mais exigentes e conscientes, destacando como são fundamentais no relacionamento do varejo para mobilizar os clientes em torno do propósito.

A ABVTEX e as varejistas associadas atuam fortemente na promoção da responsabilidade social, do compliance e na defesa do trabalho digno, combatendo o uso de trabalho análogo ao escravo, infantil e estrangeiro irregular por fornecedores e seus subcontratados, no maior esforço setorial da cadeia de valor da moda no Brasil em prol da sustentabilidade.

Além de falar sobre a entidade e seu propósito, Edmundo Lima, fez uma breve contextualização do setor, destacando a complexidade e os desafios da cadeia de valor da moda. “Cientes dos novos hábitos de consumo, do empoderamento do consumidor e do amadurecimento do debate acerca das questões sociais e ambientais, a ABVTEX e seus associados buscam promover a responsabilidade socioambiental, ética e transparência. Sabemos que quanto mais força tiver o movimento, maior será a onda positiva capaz de transformar a moda”.

O gerente executivo de Global Sourcing da Pernambucanas, Ariel Tolchinsky, fez uma breve apresentação sobre os 111 anos de história da companhia que possui mais de 350 lojas em 10 estados e o DF. Ele explicou ainda que a empresa criou em 2015 o Programa de Relacionamento com Fornecedores (PRF). “As ações junto aos nossos fornecedores visam garantir que toda a cadeia esteja uníssona no mesmo propósito. Realizamos workshops periódicos para maior engajamento às práticas sustentáveis e melhor desempenho dos parceiros”. Dos projetos mais recentes, o executivo apontou: o lançamento da coleção-capsula de jeans sustentável; feira de tecidos sustentáveis; gestão de resíduos sólidos; o concurso de Talentos da Moda Sustentável; e menos embalagens.


Para Marcella Kanner, Gerente de Marketing de Cultura e Imagem da Riachuelo, existe hoje um novo perfil de consumidor mais consciente e atento ao que está comprando. “Neste contexto, a Riachuelo traz a Sustentabilidade como um dos três pilares da companhia. E construímos um Planejamento Estratégico de Sustentabilidade até 2022, com iniciativas e metas bem definidas”, afirmou. A executiva abordou diversos projetos de responsabilidade social e ambiental, como a geração de 40 mil empregos formais no total, sendo 12 mil no maior complexo fabril da América Latina, formado pela companhia. A Riachuelo é também a segunda maior empregadora de transexuais do Brasil.  Marcella destacou, ainda, o projeto JEANS + TRANSPARENTE focado na criação de um processo limpo na produção de mais impacto ambiental em toda a indústria têxtil. Os resultados são: 40% a 85% menos produtos químicos; 35% a 90% de economia de água; 100% de água tratada e recuperada e 100% produzidos com energia renovável.