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Lançamento do Projeto de Evolução do Programa ABVTEX

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 16 de maio de 2018

O projeto se desenvolverá até 2019 e tem como objetivo o aprimoramento, ampliação e consolidação do Programa ABVTEX através de melhorias na governança e gestão, com a incorporação de novas atividades, processos e controles, bem como transparência da informação. Este objetivo está alinhado à visão 2022 do Programa que é “ser referência internacional contribuindo efetivamente para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da moda de forma abrangente.”

Ao abrir a reunião, o diretor conselheiro da ABVTEX, Marciel Costa, destacou que na ABVTEX, “temos uma causa que se agiganta que é a de democratizar a moda e levar produtos de qualidade a preço justo, alinhados à sustentabilidade”. Segundo ele, a ABVTEX tem um propósito de responsabilidade para com a sociedade que vem se fortalecendo ao longo dos 10 anos desde o lançamento do Programa. “Aumentamos o número de associados e conexões com a nossa causa. Nossa meta é de evoluirmos.”

Uma das principais vertentes do Programa ABVTEX é o combate ao uso de trabalho análogo ao escravo, infantil e de imigrantes irregulares na cadeia de fornecimento do varejo.  Numa recente enquete junto aos varejistas, fornecedores e subcontratados, foi constatado que 77,5% dos respondentes indicariam o Programa para uma outra empresa do setor. “Este dado é positivo mas indica que temos um grande potencial para melhorias”, ressaltou Lima.

Entre as principais entregas do Projeto estão a implementação de uma estrutura de qualidade assegurada nas auditorias e validada junto ao Organismo Supervisor, com metas definidas e KPIs, contratação de estrutura organizacional dedicada ao Programa, adoção de ferramenta tecnológica atualizada e com novas funcionalidades, implementação da categorização dos fornecedores e otimização do processo de auditorias realizadas em fornecedores e subcontratados pelas redes varejistas associados e ABVTEX.

O Projeto de Evolução do Programa ABVTEX conta até o momento com o apoio da Calvin Klein, Centauro, Cia Hering, GEP, GPA, Instituto C&A, Marisa, Pernambucanas, Renner, Reserva, Riachuelo e Zara.