Notícias

Histórias de pessoas reais: da cadeia produtiva do algodão à passarela

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 11 de dezembro de 2019

No desfile, 23 estilistas criaram 23 looks de algodão com a parceria de 20 tecelagens. Na passarela, pessoas reais de todos os elos da cadeia do algodão. Foram produtores, funcionários, trabalhadores, estilistas, influencers, modelos, professores, alunos e consumidores. Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, foi convidado a acompanhar o desfile na primeira fila.

O objetivo do movimento que incentiva o uso da fibra de algodão na moda é mostrar as origens e as histórias relacionadas com as cadeias produtiva e têxtil. “A intenção é trazer diferentes perfis para contar a trajetória do algodão, do plantio ao consumidor final, mostrando que há muitos processos e pessoas envolvidas nas roupas que compramos”, explica Milton Garbugio, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que desfilou com sua própria família na ocasião. Outros destaques da apresentação são: a jornalista e apresentadora Maria Cândida; a professora Simone Mina, da Faculdade Santa Marcelina; o estilista Rober Dognani; o jovem estilista autista e autodidata Jackson Salvadeu e o jornalista de moda Eduardo Viveiros.

No line-up do dia desfilaram também Mateus Cardoso, Dario Mittmann e Rodrigo Evangelista, vencedores do 1º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, concurso com estudantes de moda de todo o Brasil idealizado pelo movimento para incentivar o uso da fibra natural entre os novos talentos. Os três jovens receberam a mentoria da ABVTEX.

Assista ao desfile do Movimento Sou de Algodão: https://youtu.be/xr6cBppqNis