Notícias

Grupo Malwee participa da COP26 e lança Plano ESG com metas ambiciosas para 2030

Categoria: Notícias dos Associados | 17 de novembro de 2021

Empresa de moda brasileira é a primeira a ter metas científicas aprovadas por organismo internacional  de verificação (SBTi) para redução de emissões de carbono até 2030. 

Economia circular e os desafios da sociedade orientarão as decisões da empresa até 2030 

Reconhecida pelo pioneirismo em moda sustentável, o Grupo Malwee – uma das maiores empresas de moda do Brasil, com sede em Jaraguá do Sul (SC) – apresenta seu Plano ESG 2030. O lançamento aconteceu durante a participação do CEO da companhia, Guilherme Weege, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26).

O documento endossa os compromissos da organização, direcionando sua atuação para grandes desafios enfrentados pela humanidade, entre eles, o enfrentamento ao aquecimento global com metas científicas aprovadas pela Science BasedTargets (SBTi).

“Já reduzimos 75% das emissões nos últimos cinco anos, investindo em energia renovável em nossa operação. Agora, o compromisso é chegar em 2030 com mais 50% de redução, em relação a 2019, e 58% na cadeia”, ressalta Weege.

Além das metas de redução de CO², o Plano 2030 também alinha os negócios da empresa aos conceitos da economia circular e do olhar para o consumidor como principal agente de transformação social.

“Para sustentarmos a vida no nosso planeta precisamos de uma visão voltada para a circularidade. Já temos várias iniciativas e algumas até pioneiras, em moda circular. Mas queremos ir além, envolvendo toda nossa cadeia de valor e nossos consumidores”, afirma Weege.

Entre os desafios da empresa para 2030 está que 100% das roupas fabricadas para as marcas do Grupo Malwee sejam produzidas com matérias-primas e/ou processos sustentáveis, além de promover a reciclagem e a logística reversa em toda sua cadeia de valor.

O Plano ESG 2030 foi construído, de forma participativa, por mais de 100 pessoas entre colaboradores de diversas áreas da companhia, clientes lojistas, consumidores, fornecedores e representantes da sociedade que elegeram os seis temas prioritários de atuação da empresa, entre eles, água, recursos materiais, trabalho digno, diversidade de gênero e de raça.

Este é o segundo compromisso público assumido pelo Grupo Malwee. Em 2015, a empresa foi a primeira do setor de moda brasileiro a lançar um Plano Estratégico de Sustentabilidade com objetivos e metas para cinco anos.

“Estamos em um novo momento. Vivemos um cenário mundial ainda mais desafiador que exige mudanças concretas no jeito de fazer negócio e de nos relacionarmos com o planeta e com a sociedade.  Estamos nos desafiando com metas ainda mais ousadas e baseadas na ciência, priorizamos o conceito de circularidade nos negócios”, explica Taise Beduschi, gerente de sustentabilidade do Grupo Malwee.

Confira detalhes das metas do Plano ESG 2030 do Grupo Malwee:

1.    METAS AMBIENTAIS

Tema: Mudanças climáticas

As emissões de gases de efeito estufa do Grupo Malwee, calculadas em 2019, correspondem a 118,9 mil ton CO2 eq. No escopo 1 (emissões diretas dentro do Grupo Malwee), representa 6%; escopo 2 (emissões devido ao uso de energia), 2% e no escopo 3 (emissões indiretas que ocorrem na cadeia de valor), 92%. Este último é o nosso principal desafio.

O Grupo Malwee, após uma redução de 75% das emissões de gases de efeito estufa em suas operações, compromete-se em reduzir até 2030:

Meta 1 (redução interna): 50% das emissões de gases de efeito estufa dos escopos 1 e 2 , em relação à 2019

Meta 2 (Redução de Cadeia de Valor):58% as emissões de gases do efeito estufa dos materiais e serviços comprados, por peça de roupa  produzida internamente, em relação à 2019

Meta 3: Ser Net Zero até 2050

Tema: Uso de Recursos Materiais

Matérias-primas e Processos: Até 2020, o Grupo Malwee considerava “produto sustentável” todo aquele que possuía mais de 10% de fibras de menor impacto ambiental em sua composição. Já os processos, não havia limite. A partir destes critérios, a empresa alcançou 91% de produtos fabricados com matérias-primas ou processos mais sustentáveis, e 24% dos modelos produzidos com matérias-primas.

Para 2030, aumentou a exigência e será considerado como “produto sustentável” aquele que conter, no mínimo, 30% de matérias-primas sustentáveis em sua composição e/ou apresentarem uma redução de 50% do impacto do processo considerado mais sustentável.

Meta 1:O Grupo Malwee se compromete em ter 100% dos produtos fabricados com matérias-primas e/ou processos com menor impacto ambiental em sua cadeia de produção  até 2030.

Meta 1.1:  Compromete-se em aplicar crescentemente os princípios da circularidade nos negócios, assim como aumentar o uso de materiais provenientes de processos circulares em suas operações.*

* Meta à ser definida na revisão do Plano ESG em 2025

Embalagens: No último Plano de Sustentabilidade 2020, o Grupo Malwee focou em dar o destino correto e reduzir os resíduos gerados em suas operações. Os esforços continuam, mas, para 2030, acrescentou metas relacionadas aos resíduos dos produtos na ponta da cadeia de consumo e nas pré-cadeias. A partir de agora, darão atenção em como recebem insumos e matérias-primas, mapeando oportunidades de logística reversa e reuso de embalagens de nossos fornecedores.

Meta 2 (Embalagens):Eliminar o uso de plástico de origem fóssil das embalagens de produto, com 100% das embalagens de fonte renovável e reciclável até 2030.

Meta 3 (Cadeia de Valor): Promover a reciclagem e a logística reversa em toda cadeia de valor *

* Meta a ser definida na revisão do Plano ESG em 2025

Tema: Água

O setor têxtil é responsável por 20% da poluição da água e o Grupo Malwee como grande consumidor, continua sua jornada de redução deste recurso tão essencial para o planeta e a vida humana.

As roupas fabricadas pelo Grupo Malwee utilizam 25% menos água que a média do mercado nacional. Todos os trabalhos implementados nas plantas da empresa, entre 2014 e 2020, permitiram uma redução do consumo total de água, em valor absoluto, em 36%.  Há mais de 15 anos investimos na implantação de uma moderna Estação Ecobiológica de Tratamento de Efluentes (foi a primeira deste tipo na América Latina).

Meta 1 (Quantidade): Reduzir em 30%  o uso de  água captada por peça produzida na nossa indústria até 2030, em relação à 2020.

Meta 2 (Qualidade): Zero substâncias restritas nos efluentes da nossa indústria até 2030 em relação à 2020

Meta 3 (Cadeia de valor): Calcular a pegada hídrica organizacional e promover ações de redução de consumo de água ao longo da cadeia*

* Meta a ser definida na revisão do Plano ESG em 2025

2.    METAS SOCIAIS

Tema: Trabalho Digno

O Grupo Malwee alcançou em 2020:

●   58% dos fornecedores avaliados;

●   61% dos fornecedores de matéria-prima e serviços auditados;

●   73% das facções certificadas ABVTEX.

Meta 1 (Cadeia de Fornecimento):Garantir 100% de rastreabilidade e transparência das condições de direitos humanos na cadeia de fornecimento até 2030.*

* Esta meta prevê aplicação de tecnologia blockchain ou similar para tornar rastreável e pública toda a cadeia de fornecimento do Grupo Malwee.

Meta 2 (Cadeia de Fornecimento):Manter 100% de fornecedores na categoria de excelência em direitos humanos até 2030.

Meta 2.1:  100% de fornecedores críticos certificados*

Meta 2.2:Tolerância zero para violação em toda a cadeia de fornecimento:  trabalho análogo ao escravo, trabalho infantil, assédio e estrangeiro irregular.

*Fornecedores críticos são todos os fornecedores com alto risco de violação dos direitos humanos nas suas atividades: facções, privatelabel nacional e importado.

Meta 3 (Interna): Estruturar ações internas para avançar na promoção do salário digno*.

* Meta a ser definida na revisão do Plano ESG em 2025

Tema: Equidade de Gênero

Nosso retrato de 2020 apresenta:

●   66% de mulheres no nosso quadro de colaboradores

●   68 % ocupando cargo de coordenação

●   30% gerência

●   17% diretoria

Meta 1 (Interna): No mínimo 50% de mulheres em todos os níveis de liderança até 2030.

Meta 2 (Interna):Equidade salarial entre gêneros em todas as camadas funcionais até 2030.

Meta 3 (Cadeia de valor):Estimular a cadeia de valor a adotar as metas de equidade de gênero e fomentar o desenvolvimento das mulheres empreendedoras.*

* Ampliar programas de empreendedorismo, como o do SEBRAE, para o multimarca e em facções, com foco em mulheres.

* Meta a ser definida na revisão do Plano ESG em 2025

Tema: Diversidade Racial

O cenário em 2020 apresenta que apenas 0,6% dos nossos colaboradores se identificam como pessoas negras. Entende-se que o Grupo Malwee tem uma grande jornada para alcançar suas metas de equidade racial a fim de refletir a representatividade regional das localidades onde se encontra. A empresa está estruturando seu primeiro censo para conhecer melhor sua realidade e traçar suas estratégias para o alcance de suas metas.

Meta 1 (Interna):Ter no mínimo 35% de pessoas negras e/ou indígenas no quadro geral de funcionários até 2030

Meta 2 (Interna): Alcançar a representatividade regional refletida na companhia até 2030

Meta 3 (Cadeia de Valor):Fomentar a equidade de raça e inclusão na cadeia de valor, estimulando o letramento racial até 2025*

* Meta a ser definida na revisão do Plano ESG em 2025

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.