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Grupo Malwee participa da COP26 e apresenta novas metas sociais e ambientais para 2030

Categoria: Notícias dos Associados | 03 de novembro de 2021

Grupo Malwee apresenta novo compromisso público que direciona o olhar da empresa para o futuro da moda e da sociedade

O lançamento do Plano ESG 2030 do Grupo Malwee já tem data prevista: será no dia 10 de novembro, durante a participação do CEO da companhia, Guilherme Weege, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26).

A ocasião marca um novo momento da jornada socioambiental da empresa. Por sua trajetória, esta é a segunda vez que a companhia participa da Conferência. O evento, que ocorre em Glasgow, na Escócia, se encerra em 12 de novembro.

Construído de forma coletiva por mais de 100 pessoas, entre colaboradores de diversas áreas da companhia, clientes lojistas, consumidores, fornecedores e convidados da sociedade civil, o Plano ESG direciona a atuação da empresa para grandes desafios enfrentados pela humanidade, além de priorizar o alinhamento dos negócios aos conceitos da economia circular e do olhar para o consumidor como principal agente de transformação social.

Em 2019, o Grupo Malwee foi a primeira marca de moda brasileira a assinar o compromisso global “Business Ambition for 1.5°C: Our Only Future”, lançado pela ONU, unindo-se a uma frente de mais de 200 empresas globais que se comprometem a definir metas ambiciosas para redução de emissões para que a terra não aqueça mais que 1.5°C.

“A indústria da moda é considerada a segunda que mais polui o planeta, sendo responsável, por exemplo, por 10% das emissões globais de CO² e 20% da poluição industrial das águas. Por isso, é tão importante ocupar estes espaços de debate e mostrar que é possível fazer uma moda com impacto positivo para as pessoas e para o planeta. Participar deste evento, pela segunda vez, é a confirmação de que todos os esforços e resultados que estamos alcançando fazem a diferença na sociedade e servem de exemplo para o nosso setor”, destaca Weege.

O CEO também é Embaixador Pelo Clima da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e busca engajar outras empresas e empresários a desenvolver ou implementar ações da agenda de sustentabilidade, especificamente o compromisso em reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Na COP 26, Guilherme Weege também participará do painel “AMBIÇÃO NET ZERO: Como as empresas estão se preparando para o futuro carbono neutro?”, realizado pela Rede Brasil do Pacto Global.

Pioneirismo em moda sustentável

O cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade social estão no centro dos negócios do Grupo Malwee desde a sua fundação, em 1968. Detentora das marcas Malwee, Malwee Kids!, Enfim, Carinhoso e Zig Zig Zaa, a companhia é pioneira no uso de matérias-primas sustentáveis e circulares na produção de roupas e referência em produção de baixo impacto ambiental.

Como exemplo, foi a primeira empresa a implantar, de forma inédita na América Latina, uma lavanderia jeans com tecnologia 5.0 que permite produzir peças com apenas 1 copo de água. No método tradicional, o consumo médio é de 100 litros por peça. Recentemente, também lançou uma coleção feita a partir de tingimento natural de extrato de amora.

O Plano ESG 2030 é o segundo compromisso público assumido pela empresa. Em 2015, foi a primeira marca de moda brasileira a lançar um Plano de Sustentabilidade com metas para 2020. Entre elas, a redução de 20% da emissão de gases de efeito estufa. “Fizemos importantes investimentos neste período e superamos a meta, atingindo 75% de redução”, reforça Weege.

Sobre a COP 26

A COP 26 é a vigésima sexta Conferência das Partes, encontro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizado anualmente por representantes de vários países com o objetivo de debater as mudanças climáticas e encontrar soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos.

Sobre o Grupo Malwee

Fundado em 1968, o Grupo Malwee é uma das principais empresas de moda do Brasil, proprietária de marcas reconhecidas no mercado nacional: Malwee, Malwee Kids!, Enfim, Carinhoso e Zig Zig Zaa. A empresa destaca-se pelo pioneirismo e notória atuação em moda sustentável, incorporando tecnologias e processos inovadores que vão do uso de matérias-primas de menor impacto ambiental à preservação de 4,2 milhões de metros quadrados de áreas verdes em Santa Catarina. Pela sua atuação ética e responsável, figura entre as 20 marcas de moda mais transparentes do mundo, segundo o Índice de Transparência da Moda (ITM). O Grupo Malwee possui 3 unidades fabris, 4,2 mil funcionários e está presente em 80% dos municípios brasileiros e em canais digitais.