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Fashion Revolution lança segunda edição do Índice de Transparência da Moda Brasil

Categoria: Notícias da ABVTEX | 04 de dezembro de 2019

O relatório analisa as maiores marcas e varejistas do setor e será apresentado em evento aberto ao público

No dia 10 de dezembro acontece o lançamento da segunda edição do Índice de Transparência da Moda Brasil, que analisa 30 das maiores marcas e varejistas do país. Sarah Ditty, diretora de políticas do Fashion Revolution Global, estará presente no evento, onde os resultados serão apresentados. Haverá, também, um painel discutindo os reflexos do Índice no setor com atores relevantes, que representam recortes das especificidades do projeto, como raça, gênero e imigração.

O Índice de Transparência da Moda é um relatório global que pretende ampliar o debate sobre transparência na cadeia de valor e estimular a cultura de prestação de contas entre as empresas. O projeto foi iniciado em 2016 pelo Fashion Revolution Global, e teve sua primeira edição no Brasil em 2018. A metodologia do Índice de Transparência da Moda se concentra exclusivamente em capturar informações públicas e, portanto, a ponderação das pontuações procura recompensar níveis elevados de detalhamento de informações, especialmente em publicações de listas de fornecedores e resultados de avaliações e auditorias.

A transparência, ao contrário do que se imagina, estimula a competição saudável entre empresas em busca de processos mais éticos; posiciona a empresa frente aos consumidores e fornecedores, parceiros e investidores; traz luz às responsabilidades de todos ao longo da cadeia de fornecimento; promove um ambiente de trabalho satisfatório; incentiva melhores práticas internas e promove acesso a dados, impulsionando a indústria como um todo a avançar.

O projeto conta com o apoio institucional da Associação Brasileira do Varejo Têxtil, que representa as principais redes de varejo de moda do País. “A ABVTEX apoia iniciativas que contribuam para dar maior transparência às melhores práticas realizadas pelas marcas de varejo de moda. Nosso propósito de promover a moda sustentável, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia produtiva justa, responsável, inovadora, competitiva e transparente, tem sinergia com o Índice, que analisa o compartilhamento de informações das iniciativas de sustentabilidade das marcas em seus canais de comunicação. Dessa forma, o Índice incentiva as marcas a levar informação qualificada para a sociedade”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

As 30 marcas incluídas no relatório de 2019 são: Animale, Arezzo, Brooksfield, Carmen Steffens, C&A, Cia. Marítima, Colcci, Colombo, Decathlon, Dumond, Ellus, Farm, Havaianas, Hering, John John, Le Lis Blanc Deux, Leader, Lojas Avenida, Malwee, Marisa, Melissa, Moleca, Olympikus, Osklen, Pernambucanas, Renner, Riachuelo, TNG, Torra e Zara.

O evento de lançamento será na Unibes Cultural, em São Paulo, às 9 horas do dia 10 de dezembro. A entrada é gratuita, aberta ao público e as inscrições podem ser feitas no link: https://bit.ly/2OoBOHS

Baixe o Índice de Transparência da Moda Brasil 2018 aqui

Serviço:

Lançamento Índice de Transparência da Moda Brasil 2019

Data: 10/12/19
Horário: 9h – 12h
Local: Unibes Cultural, rua Oscar Freire, 2500, Pinheiros/SP.