Entidades do varejo criam plataforma inédita de geração de empregos
Categoria: Conexão Solidária | 04 de maio de 2020
A ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil, que representa as principais redes de varejo de moda nacional, participa do movimento pioneiro no País em que 29 entidades ligadas ao varejo uniram-se para desenvolver uma plataforma online de geração de empregos no setor. Com a iniciativa, intitulada Vagas no Varejo, o segmento espera minimizar os impactos provocados pelo novo coronavírus, ao facilitar a recolocação de profissionais no mercado de trabalho e preservar a atividade empresarial.
“Temos unido esforços em prol da redução dos impactos econômicos e sociais sobre a atividade do varejo, só o segmento de vestuário, calçados e artigos têxteis para o lar responde pela geração de 917 mil empregos em todo o País. Neste momento, o foco do varejo de moda está na preservação do emprego e renda”, diz Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.
O lançamento oficial acontecerá em uma data significativa: 1º de maio, Dia do Trabalho. Segundo indicadores do Ibre/FGV, a crise pode deixar até 12,6 milhões de pessoas desempregadas e contrair em cerca de 15% a renda dos trabalhadores. O projeto foi idealizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) e Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
O aplicativo Vagas no Varejo estará disponível em todas as plataformas móveis, exigindo inicialmente a conexão com a rede social ou e-mail. A ideia é estabelecer uma conexão simples e autodidática, sem as dificuldades impostas por canais tradicionais de empregos. Ao ter a conta criada, o profissional precisa somente destacar sua área de atuação, experiências anteriores e disponibilidade de horários, podendo também inserir seu currículo. As entrevistas e avaliações serão realizadas online.
As empresas interessadas em recrutar profissionais também terão uma área exclusiva no portal www.vagasnovarejo.com.br, na qual poderão cadastrar suas oportunidades. Elas serão responsáveis por excluir as vagas que forem preenchidas e assinarão um termo no qual se comprometem a não utilizar as informações dos candidatos para qualquer outra finalidade, como venda de produtos ou serviços.
Da ideia às adesões
As primeiras reuniões para discutir o movimento tiveram início no fim de março e, em apenas 15 dias, ganharam a adesão de mais 17 entidades (veja a relação abaixo). “A redução do ritmo da economia e o desemprego são consequências inevitáveis da crise, e a retomada tende a ser muito lenta em alguns setores. Com essa estratégia, empresários e dirigentes da iniciativa privada somam esforços e competências para reverter mais rapidamente esse quadro e manter o nível de emprego e renda para muitas famílias”, ressalta Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.
“A perda do capital humano é a maior perda que uma empresa pode ter. Não poderíamos ficar estáticos somente olhando tudo acontecer. Essa união do varejo é um compromisso com a sociedade para que juntos possamos superar essa fase. E a iniciativa começa agora e fica aberta a todas as empresas e candidatos para sempre”, afirma Carlos Eduardo Santos, presidente da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe).
Vagas no Varejo – apoio e realização
- Acelera Varejo
- Associação Brasileira das Agências de Propaganda (Abap)
- Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico (Abafarma)
- Associação Brasileira das Perfumarias Seletivas (ABPS)
- Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad)
- Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil)
- Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan)
- Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert)
- Associação Brasileira de Franchising (ABF)
- Associação Brasileira de Franqueados (ASBRAF)
- Associação Brasileira de Logística (Abralog)
- Associação Brasileira de Marcas Próprias (ABMAPRO)
- Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe)
- Associação Brasileira de Profissionais de Segurança (ABSEG)
- Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma)
- Associação Brasileira de Supermercados (Abras)
- Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX)
- Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (ABLOS)
- Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj)
- Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco)
- Associação Nacional de Jornais (ANJ)
- Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar)
- Mulheres do Varejo
- Rede Nacional de Distribuidores de Medicamentos (Redifar)
- Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Material de Construção e de Material Elétrico no Estado de São Paulo (Sincomaco)
- Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sincofarma)
- Sindicato dos Empregados no Comércio de São Paulo (Sincomavi)
- Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC)
- União de Farmácias Brasileiras (Unifabra)
O PODER DO VAREJO BRASILEIRO EM NÚMEROS
- O setor representa 19,24% do PIB do país
- Movimentou cerca de R$ 1,40 trilhão (crescimento real de 1,8% em 2019)
- Nos últimos cinco anos, a geração de emprego formal no Brasil é de -1,170, considerando a crise de 2015 e 2016
- 1,3 milhão de empresas no comércio em 2019
- 1,5 milhão de lojas e pontos de venda
- 930 mil lojas virtuais