Em série de webinários, Encontro Colabora Moda 2021 debate a Década da Regeneração
Categoria: Notícias da ABVTEX | 03 de setembro de 2021
O Encontro Colabora Moda 2021 conta com o apoio e participação da ABVTEX, que integra o Conselho de Governança do movimento Colabora Moda Sustentável
Já parou para pensar sobre qual a moda que você quer sustentar? No Colabora Moda Sustentável, essa resposta passa definitivamente pela regeneração: trabalhamos por uma moda capaz de recuperar os danos causados pelo setor à natureza e às pessoas. Isso significa que manter as mesmas práticas produtivas e de consumo presentes há décadas não é mais possível e que apenas garantir a preservação do que ainda existe no planeta não é mais suficiente.
O objetivo de regenerar envolve uma enorme mudança de cultura, portanto, é grandioso e precisa começar a ser construído de imediato. Respondendo ao chamado da ONU, que definiu o período entre 2021-2030 como “A década para a recuperação dos ecossistemas”, dedicamos o Encontro Colabora Moda Sustentável 2021 à moda regenerativa. Afinal, como continuar operando negócios de moda da forma tradicional em um planeta que vem tendo perdas irreversíveis?
Dados para embasar a urgência da regeneração não faltam: a cada ano, “gastamos” mais recursos naturais do que o necessário para garantir o futuro das próximas gerações. Vivemos uma ‘tripla emergência climática’, em que se observa perda de biodiversidade, disrupção climática e poluição crescente – conforme o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Os dados trazidos pelo sexto relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) há poucas semanas não são menos alarmantes. O chamado é claro: precisamos reduzir emissões e começar a regenerar ecossistemas agora.
Moda regenerativa só acontece pela colaboração.
Diante desse cenário de crise socioambiental, a moda tem um papel de liderar mudanças. Para nós, o setor é uma força de transformação. Roupas, calçados, acessórios, pinturas corporais e cosméticos são formas de nos protegermos, de nos cuidarmos e, especialmente, de nos expressarmos. Mas, mais do que isso, trata-se de uma indústria global com importante poder de influência.
De olho nos agentes de transformação da moda brasileira, o Encontro Colabora Moda 2021 será composto por três webinários gratuitos. Vale dizer que o Encontro, em outros tempos, seria sinônimo de junção presencial dos integrantes, que vivem em diversas regiões do país. Mas, embora siga no ambiente online em 2021, nesta edição carrega um simbolismo especial: marca o novo ciclo do Colabora Moda Sustentável, que em agosto lançou sua nova identidade visual – a história do Colabora Moda começou em 2017, como Lab Moda Sustentável.
As atividades estão sendo pensadas para discutir o futuro da indústria da moda e como a economia regenerativa e circular pode auxiliar na construção de alternativas. O evento acontece nos dias 15, 22 e 30 de setembro, das 9h às 11h, com palestras abertas ao público e atividades exclusivas aos membros do Colabora Moda Sustentável. As inscrições estão abertas no link https://bit.ly/EventosColaboraModa. Os palestrantes serão divulgados em breve.
Bora cultivar uma moda que age coletivamente pela regeneração?
Programe-se para o Encontro Colabora Moda 2021:
Dia 15 de setembro: Moda regenerativa e circular: onde estamos e para onde devemos ir.
Dia 22 de setembro: Produtividade e equidade: como a promoção do trabalho decente e diversidade impactam na moda.
Dia 30 de setembro: Instrumentos para a moda sustentável: rastreabilidade, certificações, indicadores, formação e comunicação.
Fique por dentro acompanhando os canais oficiais do Colabora Moda Sustentável:
Site: colaboramodasustentavel.org.br
Instagram: @colaboramodasustentavel
Linkedin: in/colaboramodasustentavel
// Sobre o Colabora Moda Sustentável:
Em movimento por outra moda: o Colabora Moda Sustentável vem, desde 2017, atuando para articular a mudança de um dos principais setores da economia brasileira. Ao reunir pessoas físicas e jurídicas em torno de objetivos comuns, a plataforma multissetorial – que tem entre seus membros os principais produtores, indústrias, marcas, varejistas, associações setoriais, formadores de opinião, costureiras e outras lideranças do setor – busca promover mudança de cultura, influenciar políticas públicas, fortalecer o ecossistema da moda, construir novas narrativas e construir soluções concretas de forma colaborativa.
Entre os principais desafios do Brasil – que é o quarto maior produtor de vestuário do mundo e maior cadeia produtiva integrada do setor têxtil e de confecção do ocidente – entram questões relacionadas ao trabalho e ao meio ambiente. Diante de problemas sistêmicos, os esforços individuais são insuficientes. A visão de que é preciso uma ação colaborativa, experimental, coordenada e de longo prazo para redefinir os rumos do setor, é a base do Colabora Moda Sustentável.
Para unir pessoas e empresas com interesses diversos (e, por vezes, divergentes) para trabalharem coletivamente e construírem os caminhos de mudança, o Colabora Moda Sustentável aposta em metodologias de pensamento sistêmico, colaboração estendida e design thinking. O trabalho de aprendizagem e articulação tem alcançado resultados concretos: 26 iniciativas prototipadas, 10 iniciativas apoiadas com Recurso Semente, 3 negócios de impacto de moda sustentável mentorados e 175 soluções e negócios de impacto mapeados por meio da Chamada Lab Moda Sustentável 2020.
Além disso, em resposta à pandemia, o Colabora Moda Sustentável criou uma comunidade de colaboração que contribuiu para a criação de um acordo setorial, a produção e doação de máscaras e EPIs e a ideação de iniciativas para proteger os elos mais vulneráveis. No ano passado, ainda elegeu o tema “retomada econômica com sustentabilidade” para nortear os encontros de trabalho.
Para 2021, o foco está em construir colaborativamente recomendações para o setor avançar na agenda da moda sustentável, com base em: equidade racial e de gênero, valorização do trabalho decente e dos trabalhadores, políticas de integração de pessoas com deficiência e pessoas LGTBQIA+, fortalecimento das pequenas empresas, valorização das identidades brasileiras, educação e cultura para moda sustentável, redução de impactos, regeneração e circularidade. O monitoramento de todos esses aspectos também está entre as prioridades, bem como continuar apoiando iniciativas de moda sustentável e realizar os encontros temáticos, de capacitação e de desenvolvimento.
Além de mais de 100 membros, o Colabora Moda Sustentável tem como parceiros a Laudes Foundation, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundação Hermann Hering, Grupo Soma, Instituto C&A e Santista Jeanswear. Seu Conselho de Governança é composto por Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), Associação Latinoamericana de Micro, Pequena e Média Empresa (Alampyme), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Instituto Trabalho Decente (ITD), Laudes Foundation e Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Conselho Consultivo do Colabora Moda Sustentável estão Casa Salô e Cora Design (compartilhando um assento como mandata coletiva), Fundação Hermann Hering e Instituto C&A.