Desenvolvimento da cadeia fornecedora no Rio Grande do Norte
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 15 de agosto de 2017
A ação visa qualificar as facções de costura potiguares ao Programa ABVTEX, a fim de que estejam aptas a fazer parte do marketplace das principais varejistas de moda nacionais, associadas à ABVTEX, ampliando consideravelmente o potencial destas facções e pequenas indústrias de confecção.
A expectativa é de que a iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com o grupo Guararapes beneficie cerca 120 facções potiguares capacitando-as aos padrões e requisitos exigidos nas auditorias do Programa ABVTEX, sendo que quase 50 já serão auditadas neste mês.
A solenidade de lançamento realizada em 11 de agosto, na sede do Sebrae, em Natal, contou com a participação de Edmundo Lima, que ministrou palestra com a apresentação da ABVTEX, ressaltando a importância da adoção das boas práticas de responsabilidade social e relações do trabalho.
O programa dá início a um importante processo a favor da estruturação da cadeia têxtil do Estado, sobretudo na área de unidades de facção que empregam atualmente 2.900 pessoas, resultando na abertura de novas oportunidades de negócios para quem se qualificar.
“A ideia é desenvolver e apoiar os pequenos negócios do setor que atuam como fornecedores e seus subcontratados de grandes grupos têxteis para que se adequem ao Programa ABVTEX”, afirmou Lorena Roosevelt, gerente da Unidade de Desenvolvimento da Indústria do Sebrae-RN.
Segundo a gestora do programa no Sebrae, Verônica Melo, desde o ano passado, o Sebrae vem preparando e articulando um grupo de 49 facções para participar do programa a partir do que a Guararapes já exigia essas empresas serão auditadas ainda em agosto. O processo da auditoria desse grupo será todo subsidiado, parte pelo Sebrae, através do Programa Sebraetec que oferece subisídios de 70%, e o restante pela Guararapes. Segundo ela, as demais empresas que também desejarem entrar no Programa poderão conseguir subsídio de 70% do Sebraetec.
Podem participar do Programa facções de costuras e pequenas indústrias de confecção interessadas. Informações pelo 0800 570 0800.