Desafio Lab, plataforma colaborativa do Grupo Malwee, é lançada na COP27
Categoria: Notícias dos Associados | 09 de novembro de 2022
Iniciativa prevê oportunidade para aproximação de marcas da moda e de outros setores produtivos e instituições de ensino que tenham interesse em em aprender sobre práticas ESG da companhia
Reunir iniciativas e fomentar projetos e produtos que tenham menor impacto no meio ambiente, utilizando da melhor maneira possível os recursos naturais. Esse é o objetivo do Desafio Lab, plataforma colaborativa de inovação sustentável que o Grupo Malwee lançou nesta terça-feira (08/11), durante a 27ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), no Egito. O nome faz alusão ao Movimento DES.A.FIO, ação inédita realizada pelas marcas Malwee e Malwee Kids em maio deste ano, ao produzir o primeiro moletom feito com o “fio do futuro”, matéria-prima feita a partir de roupas usadas que seriam descartadas.
A plataforma, que pode ser acessada aqui, disponibilizará conteúdos exclusivos e inéditos sobre sustentabilidade no setor da moda, em diferentes formatos, produzidos pelos experts do Grupo Malwee. Entre os temas previstos estão: moda sustentável, emissão de gases de efeito estufa, o real custo da moda, moda e consumo consciente.
Responsável pela apresentação, a diretora executiva de negócios do Grupo Malwee, Anay Zaffalon, destaca que a empresa está desafiando o setor a fazer diferente. “Queremos estimular uma moda mais sustentável, para que outras empresas e marcas avaliem seus processos a partir de práticas ESG. Convidamos o mercado a construir um futuro melhor com a gente”.
O Desafio Lab funcionará como um hub em formato híbrido, com ações em universos físicos e digitais, e tem como objetivo promover uma transformação da indústria da moda e fortalecer cada vez mais, uma nova forma de produzir e consumir moda de um jeito sustentável.
Embora o setor têxtil seja a referência de atuação do Grupo Malwee, o CEO da companhia, Guilherme Weege, destaca que empresas e organizações de outros setores também estão convidados a integrar o ecossistema. “Abrimos nossas portas para compartilhar as nossas experiências para que outras marcas, instituições de ensino, profissionais, startups e até mesmo outros hubs possam implementar iniciativas sustentáveis como as que deram certo para nós”.
Participação na COP27: Ao longo desta terça-feira, representantes da companhia participarão de outros dois painéis. Logo após o lançamento do laboratório, Anay debaterá os desafios da circularidade no setor da moda, em outra exposição. Já às 13h, Taise Beduschi, Gerente de Sustentabilidade da companhia, será responsável pela exposição dos avanços do Plano ESG 2030. Todas as atividades ocorrem no horário local.
Sobre o Grupo Malwee
Fundado em 1968, o Grupo Malwee é uma das principais empresas de moda do Brasil e uma das mais modernas do mundo. Proprietária de marcas reconhecidas no mercado nacional, como Malwee, Malwee Kids, Enfim e Carinhoso a empresa destaca-se pelo pioneirismo e notória atuação em moda sustentável, incorporando tecnologias e processos inovadores que vão do uso de matérias-primas de menor impacto ambiental à preservação de 4,2 milhões de metros quadrados de áreas verdes em Santa Catarina. Pela sua atuação ética e responsável, figura entre as marcas de moda mais transparentes do mundo, segundo o Índice de Transparência da Moda (ITM). O Grupo Malwee possui três unidades fabris, 4,2 mil funcionários e está presente em mais de 25 mil lojas em todo o Brasil.