Cosema da Fiesp discute como acelerar o uso de biocombustíveis no País
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 13 de julho de 2020
O debate virtual aconteceu durante reunião conjunta dos Conselhos Superiores do Meio Ambiente (Cosema) e do Agronegócio (Cosag) e contou com a participação do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e de Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, que integra o Cosema.
Biocombustíveis são fontes de energia consideradas alternativas, por serem de caráter renovável e apresentarem baixos índices de emissão de poluentes para a atmosfera.
Em geral, tais fontes de energia costumam ser produzidas a partir de produtos agrícolas ou vegetais, como a cana-de-açúcar, o milho, a mamona, entre outras matérias-primas. Os principais tipos de biocombustíveis atualmente utilizados são o etanol e o biodiesel.
O Brasil possui a matriz energética menos poluente entre os maiores consumidores globais no mercado de combustíveis. A informação é do relatório divulgado pela AIE (Agência Internacional de Energia). Isso se dá em função da aplicação da bionergia nos transportes e na indústria e da hidroeletricidade, no setor elétrico.
Durante o debate, ficou claro que algumas das vantagens de utilizar os biocombustíveis são: economia com a importação de gasolina; geração de mais de 870 mil empregos diretos e de 2 milhões de empregos indiretos; maior sustentabilidade e longevidade para o uso de derivados de petróleo; fortalecimento e apoio à indústria automotiva local; além do aumento do PIB per capita de US$ 1098 nas cidades onde o etanol é produzido.