Conselho Superior de Meio Ambiente aborda o futuro dos carros elétricos no Brasil
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 19 de maio de 2021
A ABVTEX, representada por Edmundo Lima, marcou presença na reunião do Cosema da FIESP realizada em 27 de abril.
O encontro on-line debateu os aspectos positivos da utilização dos veículos elétricos e as dificuldades para a sua expansão.
Players de expressividade apresentaram as diferenças entre os tipos de carros movidos à energia, tendências de mercado, evolução dos modelos fabricados, além de uma linha do tempo com os resultados das políticas públicas implementadas para alavancar o setor.
O presidente do Cosema, Eduardo San Martin, reforçou que entender a respeito das particularidades do tema é primordial para a cadeia produtiva brasileira, para a população e, consequentemente, para desenvolvimento do país. “Nesta discussão, nós pretendemos conhecer e contribuir para a difusão de conceitos importantes como os prós e os contras dos veículos movidos à eletricidade, assim como o que tem sido feito para aprimorar o setor, os elementos que constroem o preço desses itens, além dos caminhos para uma logística reversa eficiente envolvendo a categoria”, explicou.
Eduardo San Martin, presidente do Cosema, frisou a importância do desenvolvimento dessa cadeia produtiva e, consequentemente, do Brasil. Fotos: Everton Amaro
Em 2008, foram produzidos os primeiros veículos híbridos no Brasil. No ano de 2013, a cidade de São Paulo reservou uma parte das novas licenças de táxi para que fossem liberadas apenas aos motoristas de carros híbridos e elétricos. Quatro anos depois, começaram os testes para a produção do primeiro automóvel híbrido flex, unidade que funciona com gasolina ou etanol, junto a dois motores elétricos. Em 2019, este carro começou a ser comercializado.
Assista à íntegra da live neste link
Com informações de Mariana Soares, Agência Indusnet Fiesp