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Confira a participação da ABVTEX no Denim Meeting SP

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 10 de abril de 2019

O principal evento do mercado jeanswear contou com a participação de Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, no painel sobre sustentabilidade, além do apoio institucional da entidade. As edições regionais terão workshop sobre o Programa ABVTEX.

A edição nacional do Denim Meeting reuniu nos dias 26 e 27 de março, em SP, a cadeia de valor do jeanswear para debater a inovação, sustentabilidade e geração de negócios no segmento. Ao longo deste ano, os polos regionais receberão a mesma iniciativa.

O evento, que recebeu mais de 1.000 pessoas, foi marcado por grandes atrações com ampla grade de palestras, workshops e novos espaços.

Estratégias para o desenvolvimento sustentável

Da esquerda para a direita: Julia Stolfo, diretora de desenvolvimento na Lavanderia John Cler; Américo Guelere Filho, sócio do FIB (Fashion Innovation Bureau); Rafael Morais, idealizador do Brasil Eco Fashion Week – BEFW; Ronaldo Silvestre, estilista e responsável pelas coleções para sua marca homônima; e Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

No mercado jeanswear, as mudanças que apontam para o ideal da sustentabilidade precisam estar adaptadas ao contexto nacional. Logo, apresentam características próprias. Foi com esse foco, que Rafael Morais mediou o painel “Estratégias usadas nas empresas de moda com desenvolvimento sustentável”.

Edmundo Lima foi o primeiro a compartilhar o que vem sendo feito pelo varejo de moda brasileiro. Apresentou na oportunidade o novo vídeo institucional. Na sequência, abordou os resultados do Programa ABVTEX e o reconhecimento público recebido por meio de importantes premiações. Lima encerrou sua participação com um convite para que todos os participantes da plateia aderissem ao Programa ABVTEX na jornada de promoção do trabalho digno e das práticas sustentáveis.

O consultor de sustentabilidade, Américo Guelere Filho, contou que observou, na prática, a evolução do Programa ABVTEX na rota da sustentabilidade, ao longo da sua jornada de experiência. “Vivemos hoje a sexta grande onda de inovação, que tem a ver com sustentabilidade e redução de consumo. Quando olhamos marcas que podem nos inspirar, temos que entender sustentabilidade como elemento para inovação”, comentou.

“É lucrativo ser sustentável’, comentou Julia Stolfo, enquanto mencionou a redução no uso de água e químicos e o respectivo retorno financeiro gerado. Julia veiculou um vídeo em que mostrou os métodos sustentáveis usados pela lavanderia John Clear, como o uso do laser e a separação de resíduos sólidos no tratamento da água.

Ronaldo Silvestre deu sua contribuição com a visão humana e criativa das práticas sustentáveis, contando um pouco da sua trajetória e das ações promovidas pelo empreendedorismo social e geração de renda. Silvestre disse que se deparou com a problemática dos tecidos estocados e esquecidos nas empresas, o que o motivou a iniciar o processo de redesign têxtil.

Denim Meeting edições regionais

A exemplo do evento nacional, a audiência qualificada e a formação de rede com multiplicadores dedicados ao mercado jeanswear permitem sintonizar tendências nacionais e internacionais aos contextos regionais nos polos deste segmento no Brasil.

Por este motivo, a ABVTEX, ao buscar contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da moda de forma abrangente, competitiva e inclusiva, já firmou parceria e levará às edições do Denim Meeting de Goiânia, em 11 de junho, e Caruaru, em 09 de outubro, o workshop “Programa ABVTEX – Criando oportunidades de negócios – passo a passo e orientações às empresas que desejam conquistar novos mercados com o Selo ABVTEX”. O workshop será ministrado por Angela Bozzon, gerente do Programa ABVTEX, especializada em responsabilidade social e sustentabilidade na moda.