Conferência de Sustentabilidade: Textile Exchange
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 13 de novembro de 2018
A ABVTEX, representada por Edmundo Lima, esteve em Milão, na Itália, de 22 a 24 de outubro para participar do Congresso do Textile Exchange, organização global sem fins lucrativos que se concentra em minimizar os impactos prejudiciais da indústria têxtil global e maximizar seus efeitos positivos.
Segundo os organizadores, o evento contou com mais de 800 participantes de todo o mundo e mais de 100 palestrantes, entre executivos de marcas, varejistas, fornecedores e fabricantes. “Como interlocutora das maiores varejistas de moda do Brasil, a ABVTEX sempre está presente em eventos que incentivam ações de sustentabilidade na cadeia da moda. Por isso, participou da Conferência de Sustentabilidade Têxtil para a rica troca de experiências entre os especialistas sobre projetos pioneiros da indústria”, afirmou Lima.
No primeiro dia do congresso, a ABVTEX esteve na mesa-redonda do grupo de trabalho sobre Poliéster Reciclado. Discussão profunda sobre os desafios para desenvolver um processo de poliéster circular. A palavra-chave de sucesso: Colaboração! A superação dos desafios só será possível com o trabalho colaborativo entre brands, suppliers e governos. Questões críticas em discussão: Educação do consumidor; Coleta seletiva (aperfeiçoamento); Legislação local X Legislação global; Qualidade (manutenção e melhoria); Como tratar o lixo Têxtil com eficiência. Outra questão central: Transparência e rastreabilidade.
No segundo dia, destaque para o “Forum for the Future” com uma discussão interessante de como a OCDE e os países da Europa estão tratando a questão das condições de trabalho na cadeia da moda. Segundo Lima, o evento deixa clara a importância de responder as perguntas certas e endereçar os problemas que realmente impactam o mundo da moda. Foi enfatizada a necessidade de unir forças em um trabalho colaborativo entre os diversos atores para os resultados. A primeira questão do dia foi: como o setor de vestuário pode avançar para as metas do desenvolvimento sustentável? A resposta para as empresas acelerarem seus processos de sustentabilidade na moda, na visão dos especialistas, é apoiar uma ou mais das 17 ODSs da ONU, direcionando investimento sociais em projetos ligados a estes Objetivos.