Notícias

Comissão Nacional divulga manual ‘Como Comunicar a Escravidão Contemporânea’

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 13 de fevereiro de 2023

O manual pensado para jornalistas que se dedicam ao tema, foi desenvolvido a partir de discussões no âmbito da Comissão Estadual.

A ABVTEX participou em 25 de janeiro da reunião da Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Análogo ao Escravo (CONATRAE) do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), que contou com a presença de dezenas de organizações do governo e sociedade civil ligadas ao combate do trabalho análogo ao escravo no Brasil para discussões pertinentes.

Na oportunidade, houve a apresentação da nova organização da CONATRAE, diante da mudança de governo; a discussão sobre o trabalho escravo no âmbito doméstico; e a apresentação do manual “Como Comunicar a Escravidão Contemporânea”.

Este manual tem o objetivo de sensibilizar e orientar os profissionais da comunicação e veículos de imprensa sobre como abordar pessoas submetidas ao trabalho em condições análogas à de escravo e ao tráfico de pessoas.

Ele surgiu da demanda por segurança apresentada pelas pessoas resgatadas e também da necessidade das organizações e dos profissionais que prestam os atendimentos em preservar o sigilo de informações sensíveis, pois é necessário um cuidado a fim de evitar a exposição excessiva de um momento delicado na vida das vítimas.

O manual para jornalistas foi desenvolvido pelo Projeto Ação Integrada a partir de discussões no âmbito da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo do Rio de Janeiro (COETRAE-RJ).

O manual está disponível gratuitamente no site: https://projetoacaointegrada.org/manualcomunicacaoescravidaojornalistas