Cenário econômico atual e panorama da indústria têxtil de confecção são temas do Commoda da FIESP
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 14 de dezembro de 2022
O Comitê da Cadeia Produtiva da Moda (Commoda) se reuniu no dia 18/11 para debater o cenário econômico atual, além do panorama da indústria têxtil de confecção e suas perspectivas a curto e médio prazos.
O economista-chefe do Departamento de Economia da Fiesp, Igor Rocha, avaliou a economia global, a economia nacional e as expectativas diante de um período desafiador como será o ano de 2023. Para ele, o quadro é complexo, em função da guerra entre Rússia e Ucrânia que se arrasta e o inverno na Europa, com reflexos inevitáveis no âmbito doméstico e do ponto de vista de operação das empresas.
Ao tratar do cenário da indústria têxtil de confecção e as perspectivas de curto e médio prazos, Fernando Valente Pimentel, presidente da Abit, abordou a perda da competitividade sistêmica nacional e da setorial. Para ele, é preciso dar atenção à microeconomia doméstica que gera reflexos em custos, além da insegurança jurídica existente com normas excessivas.
Pimentel frisou ainda a questão da informalidade a ser enfrentada e que deve constituir um dos itens do tripé a compor a agenda microeconômica setorial. Os outros dois pilares se referem à sustentabilidade e ao trabalho a ser feito com as autoridades estaduais, municipais e federais.
Com informações de Solange Sólon Borges, Agência Indusnet Fiesp