Notícias

Campanha estimula conscientização de oficinas e facções de costura na busca por clientes de qualidade

Categoria: Notícias da ABVTEX | 02 de julho de 2021

Garantir clientes de qualidade significa uma manutenção de relações de mercado saudáveis e justas entre oficinas de costura e consumidores finais

Com o objetivo de estimular as relações saudáveis a longo prazo das oficinas e facções de costura com potenciais clientes e o acesso a um mercado justo, a Aliança Empreendedora, com o Tecendo Sonhos, os Estilistas Brasileiros, e o Colabora Moda Sustentável – projeto semente, lançaram nesta semana uma campanha de conscientização unindo conteúdo em empreendedorismo com informações adequadas sobre as melhores práticas na busca por clientes das oficinas como micro e pequenos negócios. A campanha conta com o apoio institucional da ABVTEX.

Com sete anos de experiência na promoção de relações dignas de trabalho na cadeia têxtil, o programa Tecendo Sonhos identificou a importância de se construir conteúdos informativos adaptados à realidade das oficinas de costura, garantindo o acesso dessas informações com uma distribuição em rede. “Este é um importante passo na construção de uma rede com relações de mercado mais saudáveis. Sabemos que um dos maiores desafios para estas pequenas facções de costura é conseguir se inserir em um mercado que pague valores justos por peças produzidas”, explica Cristina Filizzola, diretora da Aliança Empreendedora.

Para a campanha foi realizada uma pesquisa qualitativa com 11 parceiros do setor têxtil para melhor compreensão de como o mercado da moda está estruturado e quais são as possibilidades de melhorar as condições nas relações comerciais. Foram entrevistadas marcas/varejistas de médio e grande porte, oficinas de costura, organizações reguladoras e grupos produtivos de costura.

Com base nos resultados da pesquisa, o Tecendo Sonhos criou conteúdos didáticos sobre os principais passos de organização das oficinas de costura na busca por melhores clientes: “Você sabe onde sua oficina de costura está no mercado da moda?”; “Quais os passos que um dono de uma oficina de costura pode dar para se inserir em um mercado justo e criar mais valor para seu serviço?”.

Tanto microempreendedores, quanto organizações que apoiam e realizam ações para este público, podem acessar o material em português ou espanhol nas plataformas do Tamo Junto ou Estamos Juntos respectivamente.

A campanha também segue ativa nas redes das organizações parceiras.