As 10 principais tendências globais de consumo 2022
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 11 de fevereiro de 2022
O relatório anual da Euromonitor define as tendências que vão motivar o comportamento dos consumidores e desafiar estratégias de negócios. O relatório está disponível no link “As 10 principais tendências globais de consumo 2022”.
- Sempre com um Plano B:Os consumidores encontram soluções criativas para comprar seus produtos desejados ou pesquisar as próximas melhores opções diante da grande escassez causada por interrupções das cadeias de abastecimento.
- Agentes do clima:A eco ansiedade e a emergência climática promovem a maior consciência ambiental para a economia. Em 2021, 35% dos consumidores no mundo reduziram ativamente suas emissões de carbono.
- Idosos digitais:Os consumidores mais velhos se tornam usuários mais aptos da tecnologia. Soluções virtuais devem ser personalizadas segundo as necessidades desse público on-line mais amplo.
- Aficionados financeiros:A gestão democratizada do dinheiro possibilita que os consumidores ampliem seus conhecimentos e segurança em matéria financeira. Mais da metade dos consumidores no mundo acredita que estará melhor financeiramente nos próximos cinco anos.
- A grande renovação da vida:Os consumidores se concentram em desenvolvimento pessoal e bem-estar, e estão fazendo drásticas mudanças de vida que refletem seus valores, paixões e propósitos.
- O movimento metaverso:Ecossistemas digitais imersivos e tridimensionais começam a transformar as conexões sociais. As vendas globais de headsets de realidade aumentada e realidade virtual cresceram 56% de 2017 a 2021.
- Antigos produtos, novos donos:Mercados de compras peer-to-peer e de segunda mão crescem à medida que os consumidores buscam itens únicos, acessíveis e sustentáveis.
- Urbanos rurais:Os consumidores estão se mudando para áreas mais seguras, limpas e verdes. Os moradores da cidade também querem que esses benefícios sejam trazidos para seus bairros.
- Em busca do amor-próprio:Autenticidade, aceitação e inclusão são as prioridades de escolhas de estilo de vida e hábitos de gastos à medida que os consumidores adotam sua verdadeira essência.
- O paradoxo da socialização:Níveis de conforto variáveis criam um retorno conflituoso para a vida pré-pandemia. Em 2021, 76% dos consumidores do mundo adotaram precauções de saúde e segurança ao saírem de casa.