ABVTEX se associa à Rede Global de Negócios sobre Trabalho Forçado da OIT
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 14 de agosto de 2019
A ABVTEX aderiu ao ILO Global Business Network on Forced Labour (GBNFL), um fórum colaborativo convocado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em prol do enfrentamento do trabalho forçado e do tráfico de pessoas.
O ILO Global Business Network on Forced Labour (GBNFL) é destinado a empresas, organizações empresariais e de trabalhadores que desejam se unir para alavancar recursos unificados de informações para comparativos e ações coletivas em prol do enfrentamento do trabalho forçado e do tráfico de pessoas.
A ABVTEX já faz parte dos principais fóruns nacionais e internacionais de combate ao trabalho análogo ao escravo na cadeia de fornecimento no setor têxtil e de confecção e a adesão ao ILO é mais uma importante iniciativa nesta direção. Também é uma grande oportunidade de tornar o Programa benchmarking global.
“Pretendemos interagir colaborativamente neste importante ambiente de discussões, contribuindo com a experiência da ABVTEX e dos varejistas associados no monitoramento de cadeia produtiva num cenário complexo e desafiador como é o caso do Brasil”, destaca Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.
O convite à ABVTEX para fazer parte da Rede Global de Negócios sobre Trabalho Forçado revela o reconhecimento da OIT ao esforço da entidade e suas associadas para assegurar o uso das boas práticas de trabalho na cadeia de fornecimento do varejo de moda.
A gerente do Programa ABVTEX, Angela Bozzon, afirma: “O fato da ABVTEX se juntar a essa iniciativa está em total sintonia com um dos temas estratégicos do Programa, que é o combate ao trabalho análogo ao escravo. Esperamos que o Programa possa contribuir com essa iniciativa global da maior relevância a partir da experiência acumulada nos quase 10 anos de existência e que possa ter novos inputs de aprimoramento no combate ao trabalho análogo ao escravo.”
A adesão é aberta a empresas de todos os tamanhos, setores e regiões geográficas, organizações de empregados e empresas, incluindo associações setoriais e grupos da indústria. Ao associar-se à Rede Global da OIT, todos os membros e parceiros serão solicitados a assumir o compromisso de:
• Combater o trabalho forçado e o tráfico de pessoas e convocar todos os colaboradores, parceiros de negócios e membros para compartilhar esse compromisso;
• Advogar em favor de uma resposta mais abrangente, coordenada e ampliada;
• Defender o princípio da liderança e colaboração inclusivas.