Notícias

ABVTEX participa do Fórum da OCDE para o setor de vestuário e calçados em Paris

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 20 de março de 2020

O diretor executivo da entidade, Edmundo Lima, acompanhou as discussões sobre o tema ”Due Diligence in a shifting context” que aconteceram de 11 a 13 de fevereiro. “Tivemos a valiosa oportunidade de participar das discussões da OCDE sobre a sustentabilidade e compliance para os setores de vestuário e calçados”, conta Lima.

A OCDE desenvolveu em 2017 um Guia de Compliance para os setores de vestuário e calçados que auxilia as empresas no entendimento comum sobre “due diligence” para uma cadeia de produção responsável. Desde então, a OCDE vem promovendo fóruns e workshops específicos para este setor como forma de aprimorar o diálogo entre cadeira produtiva e varejo, incentivar iniciativas que promovam a responsabilidade social e práticas de compliance no setor. “Pudemos notar que o Programa ABVTEX contempla diversas diretrizes da OCDE em seu Regulamento Geral”, afirma.

A ABVTEX participou de uma agenda de fóruns e workshops paralelos com temas bastante interessantes e discussões em alto nível sobre dilemas da cadeia de valor, iniciativas em curso, com forte apelo para questões sociais e com participação dos formadores de opinião, entre os quais: governos, ONGs, organizações patronais e dos trabalhadores.

Segundo Lima, foi notório o alinhamento das iniciativas da ABVTEX desenvolvidas no País com os temas centrais das discussões internacionais: monitoramento da cadeia produtiva; redução da multiplicidade de auditorias; transparência e rastreabilidade. “Assim como, ao fazer um benchmarking, observamos que estamos à frente em muitas questões, que vão desde o ambiente confiável de trocas de experiências entre varejistas; realização de ações coletivas e colaborativas; unificação consolidada de standards no Programa ABVTEX; redução da multiplicidade de auditorias; até a promoção do desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas”.

A América Latina esteve representada por duas instituições brasileiras, ABVTEX e Abit, a partir da participação de seu presidente, Fernando Pimentel. E o governo brasileiro destacou os representantes da Embaixada do Brasil na França (na foto a seguir), que acompanhavam o Fórum da OCDE, para recepcionar a ABVTEX no evento e participar de algumas discussões em conjunto.

Da esquerda: Edmundo Lima (ABVTEX), Daniela Arruda Benjamin e Pedro Mendonça Cavalcante (Embaixada do Brasil na França)

E na foto abaixo os três estão acompanhados por Froukje Boele, gerente para Conduta Empresarial Responsável na América Latina e Caribe da OCDE (à direita):