ABVTEX no lançamento do Índice de Transparência da Moda Brasil
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 16 de janeiro de 2020
Na sequência, Sarah Ditty, diretora de políticas do Fashion Revolution Global, apresentou os resultados e a metodologia. Além disso, foram discutidos os reflexos do Índice no setor com atores relevantes, que representam recortes das especificidades do projeto, como raça, gênero e imigração.
Durante a abertura, ao lado de Fernanda Simon, diretora executiva do Fashion Revolution Brasil, o diretor executivo da ABVTEX, Edmundo Lima, disse: “Em um breve histórico notamos o quanto as marcas evoluíram nesta jornada e as conquistas que resultam em benefícios a toda sociedade. Então, fica o convite para que mais marcas unam-se à causa da transparência e tenham sucesso a partir da relação de confiança com os consumidores”.
O Índice de Transparência da Moda é um relatório global que pretende ampliar o debate sobre transparência na cadeia de valor e estimular a cultura de prestação de contas entre as empresas. O projeto foi iniciado em 2016 pelo Fashion Revolution Global, e teve sua primeira edição no Brasil em 2018. A metodologia do Índice de Transparência da Moda se concentra exclusivamente em capturar informações públicas e, portanto, a ponderação das pontuações procura recompensar níveis elevados de detalhamento de informações, especialmente em publicações de listas de fornecedores e resultados de avaliações e auditorias.
O projeto conta com o apoio institucional da Associação Brasileira do Varejo Têxtil, que representa as principais redes de varejo de moda do País. “A ABVTEX apoia iniciativas que contribuam para dar maior transparência às melhores práticas realizadas pelas marcas de varejo de moda. Nosso propósito de promover a moda sustentável, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia produtiva justa, responsável, inovadora, competitiva e transparente, tem sinergia com o Índice, que analisa o compartilhamento de informações das iniciativas de sustentabilidade das marcas em seus canais de comunicação. Dessa forma, o Índice incentiva as marcas a levar informação qualificada para a sociedade”, conclui Lima.
As 30 marcas incluídas no relatório de 2019 são: Animale, Arezzo, Brooksfield, Carmen Steffens, C&A, Cia. Marítima, Colcci, Colombo, Decathlon, Dumond, Ellus, Farm, Havaianas, Hering, John John, Le Lis Blanc Deux, Leader, Lojas Avenida, Malwee, Marisa, Melissa, Moleca, Olympikus, Osklen, Pernambucanas, Renner, Riachuelo, TNG, Torra e Zara.