Notícias

ABVTEX completa 20 anos!

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 18 de setembro de 2019

O mês de setembro é bastante especial à ABVTEX, que comemora 20 anos da sua fundação e também os 9 anos da criação do Programa ABVTEX.

Fundada em setembro de 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) sempre se destacou como entidade protagonista do varejo de vestuário, calçados e artigos têxteis para o lar, representando a força de mais de 90 das principais marcas que atuam no Brasil. Nesta jornada, a organização vem superando obstáculos, comemorando e somando conquistas, sempre marcando presença nos principais fóruns nacionais e internacionais envolvendo grandes questões no mundo da moda, tendo como  pilares estratégicos o combate ao trabalho análogo ao escravo/infantil e de estrangeiro irregular, o desenvolvimento da cadeia produtiva de moda e combate à informalidade.

O Programa ABVTEX, sido cada vez mais reconhecido por seu poder transformador ao longo da cadeia de valor. Foi lançado em setembro de 2010 com o objetivo principal de coibir o uso de mão de obra análoga à escrava, infantil, a utilização de estrangeiro irregular e promover o compliance por fornecedores e seus subcontratados. O Programa é reconhecido como um esforço setorial de responsabilidade social corporativa e promoção do trabalho digno na cadeia de fornecimento das principais redes de varejo de moda do País e vem se tornando referência internacional.

A magnitude dos resultados do Programa e o impacto social envolvido impressionam! Desde 2010, o Programa ABVTEX certificou quase 4 mil empresas em mais 600 municípios, abrangendo 17 estados. São 333 mil trabalhadores impactados pelo Programa, com seus direitos garantidos e atuando em condições de saúde e segurança adequadas.

A ABVTEX continuará a protagonizar as mudanças necessárias atraindo mais empresas varejistas para a Associação e mais empresas da cadeia produtiva do setor para participar do Programa ABVTEX e de outras iniciativas que promovam a concorrência leal e o trabalho digno. A entidade acredita que a sustentabilidade do setor leva ao crescimento dos negócios, à promoção da dignidade humana, à valorização do meio ambiente e à satisfação dos consumidores, cada vez mais preocupados com a origem e os processos de fabricação dos produtos que adquirem.