ABVTEX adere ao SLCP – Social & Labor Convergence Project
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 13 de novembro de 2018
Logo após divulgar ser a primeira associação brasileira a se unir à SAC (Sustainable Apparel Coalition), principal aliança global do setor têxtil, de vestuário e calçados em prol da produção sustentável, a ABVTEX agora anuncia a sua adesão ao SLCP – Social & Labor Convergence Project.
Lançado no início de 2016, o projeto facilitado pela SAC é uma iniciativa liderada pelos principais fabricantes, varejistas, grupos industriais, organizações governamentais, provedores de serviços e organizações da sociedade civil. A missão do SLCP é desenvolver uma estrutura de avaliação comum e uma metodologia de verificação à coleta de dados relevantes e essenciais sobre questões críticas, incluindo trabalho infantil, trabalho forçado, saúde e segurança ocupacional e salários.
As organizações participantes se beneficiarão do aumento drástico da eficiência do setor e a redução de multiplicidade de auditorias. Além disso, a estrutura do SLCP permite que os participantes invistam recursos previamente designados para auditorias de compliance na melhoria das condições sociais e trabalhistas.
O setor da moda investe enormes quantidades de recursos em auditorias e processos de acompanhamento e desenvolvimento da cadeia produtiva, uma estrutura de avaliação padronizada pode destinar com mais eficiência os recursos e promover a colaboração que acarretará em melhorias nas condições de trabalho na indústria de vestuário e calçados. “O que é convergente ao objetivo de adequação do Programa ABVTEX aos padrões internacionais e a aproximação do Protocolo ABVTEX a protocolos de programas globais para reduzir a duplicidade de auditorias nas unidades produtivas brasileiras”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.
O SLCP visa reunir perspectivas únicas para criar uma solução eficiente, escalável e sustentável para as auditorias sociais. O projeto tem alcance global e intersetorial, entretanto, escolheu o Sri Lanka e a China para seu lançamento global este ano anunciado durante a assembleia geral realizada recentemente em Amsterdam, na Holanda, que contou com a participação da ABVTEX, representa por Edmundo Lima e Angela Bozzon. A partir de 2019, o programa será implementado em outros países também.