No e-commerce, cada “passo” que o consumidor dá é registrado e esses dados ajudam os negócios a serem melhores e a entenderem o comportamento dos clientes . Na loja física, você entra em uma loja, circula entre os corredores, olha uma gôndola e outra e sai, com ou sem sacola, e toda essa jornada parece estar fora do controle do comerciante. Mas só parece, porque hoje já existem tecnologias que ajudam o varejo físico a acompanhar cada passo do consumidor dentro do PDV.
As tecnologias de fluxo de pessoas é uma delas. Em mercados mais maduros, como Estados Unidos e Europa, esse tipo de tecnologia já é uma commodity e só agora cresce no Brasil, segundo explica Rafael Alcantara, country manager da Vemco Group, empresa especialista em tecnologia de contagem de pessoas.
“O Brasil esta começando agora a desenvolver tecnologias para analisar a performance de fluxo do varejo. No passado, esse tipo de tecnologia era bem cara e, por isso, a oferta era limitada, mas agora está mais acessível”, afirma Alcantara. “O custo-benefício se tornou um fator atrativo, devido ao fato de existirem mais fabricante de hardware. Agora, temos visto vários exemplos do varejo internacional que tem conquistado resultados com esse tipo de tecnologia e, por isso, ela tem se tornado popular e cada vez mais buscada”, diz.
Lá fora, a Vemco conta com um portfólio de clientes que utilizam o sistema de contagem de fluxo da companhia, tais como como Pandora, Samsonite, H&M, BMW, Lego, Victoria’s Secret, Ecco, Grandvision, Versace e Marc Jacob. O grande case da companhia, contudo, é o Aeroporto de Johannesburg – ou seja, diversos setores podem se beneficiar com a tecnologia de contagem de fluxo.
“No varejo, vemos que o de Moda e Eletrônicos têm buscado muito, bem como shopping centers e supermercados. No Brasil, temos visto a demanda crescer. O mercado tem se movimentado ”, afirma.
Benefícios
Afinal, o que faz uma tecnologia de contagem de fluxo? Ela não somente conta a quantidade de pessoas que entra e sai das lojas. Ela tem benefícios para além disso. “O grande objetivo dessa solução é solucionar problemas, e com isso melhorar os resultados de vendas. Já vimos aumento de 5% a 10% nas vendas”, afirma Alcantara. Confira os benefícios dessa tecnologia.
1. Quantidade de pessoas
Esse é o benefício óbvio da tecnologia. A tecnologia consiste em um sensor, instalado na loja, como se fosse uma câmera. Com ele, é possível identificar as pessoas que entram na loja. É possível identificar quantidade, se é homem, mulher ou criança – tudo em tempo real. Mais do que isso, a tecnologia identifica os picos de fluxo das lojas. “Com isso, é possível dimensionar a equipe de vendedores para evitar perder vendas”, diz.
2. Vitrines
A tecnologia ajuda a identificar se a vitrine da loja é atraente ou não. Isso porque o contador consegue verificar a área externa para saber quantas pessoas passaram em frente a vitrine e quantas entraram de fato na loja. A partir desses dados, é possível fazer alterações para atrair mais pessoas a partir da vitrine.
3. Retorno
É possível identificar se a pessoa que entrou na loja já entrou antes. Esse tipo de informação é possível porque o sistema identifica o celular da pessoa. Cada aparelho tem uma identidade e o sistema reconhece essa identidade.
4. Jornada
A tecnologia ajuda a loja física a identificar quais são as áreas quentes e frias do PDV, a partir da jornada do cliente dentro da loja. “A solução consegue cruzar os dados de quais áreas o cliente frequenta na loja, a jornada dele na loja, e consegue fazer o tracking”, afirma o executivo. Com essa informação, o lojista consegue fazer mudanças para melhorar o tráfego e a atratividade das áreas identificadas como frias.
5. Falhas na operação
A tecnologia consegue mensurar o tempo de permanência dos clientes e, por isso, consegue identificar possíveis falhas da operação, principalmente a tão temida fila do caixa. Como tudo é mostrado em tempo real, o dado ajuda a agilizar as ações estratégicas.
6. Comparações
Com a tecnologia, é possível visualizar e classificar os dados dos visitantes por minuto, hora, dia, semana, mês ou ano. Também é possível comparar os dados do visitante em diferentes períodos ou em diferentes lojas. Os dados podem ser facilmente exportados e apresentados em várias aplicações de planilhas ou como arquivos em PDF diretamente da página do relatório. Com relatórios de comparações em mãos, a tecnologia auxilia estratégias de operações e de marketing .
Futuro
A tecnologia de contagem de fluxo tem potencial para entregar ainda mais informações e ajudar ainda mais nas estratégias. Isso porque está sendo estudada a possibilidade de ela medir a reação das pessoas frente aos produtos.