1ª Reunião do Complexo Produtivo Têxtil – Projeto Redução do Custo Brasil
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 17 de setembro de 2020
Além de representantes do Ministério da Economia, entre os quais Jorge Luiz de Lima, CEO do Projeto Custo Brasil, também participaram da discussão Fernando Pimentel, presidente da ABIT e Haroldo Ferreira, presidente da Abicalçados.
A reunião com os representantes do setor produtivo têxtil teve o objetivo de apresentar o projeto de redução do chamado “Custo Brasil”, termo que descreve o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem o investimento no Brasil, dificultando o desenvolvimento nacional, aumentando o desemprego, o trabalho informal, a sonegação de impostos e a evasão de divisas.
O governo federal mediu o Custo Brasil que, anualmente, consome das empresas um valor de aproximadamente R$ 1,5 trilhão, o que representa 22% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
A ABVTEX, Abit e Abicalçados estiveram reunidas para falar sobre como se darão os trabalhos de montagem do grupo de trabalho da cadeia de valor da moda para apresentação de propostas. O papel dos representantes do setor será dizer quais ações enxergam como fundamentais para se chegar ao objetivo do governo. “Ninguém entende mais do setor produtivo como aqueles que atuam nele. Queremos unir o conhecimento dos representantes à equipe do projeto para criar um sistema que acompanhe todas as demandas”, explicou o CEO do Projeto Custo Brasil.