Novo Regulamento do Programa ABVTEX vem aí!
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 12 de julho de 2019
Se aproxima a entrada em vigor do Regulamento Geral 3.0 do Programa ABVTEX. A previsão atual é que seja implementado entre o final do mês de julho e meados de agosto.
Este novo protocolo é o resultado de um trabalho integrado entre varejistas e demais stakeholders, resultado de consultas feita pelo site, quando todos os públicos impactados – varejistas, fornecedores, subcontratados, representantes dos organismos de auditoria e representantes de entidades que integram o Conselho Consultivo do Programa – puderam dar suas contribuições ao aprimoramento do protocolo do Programa ABVTEX.
Este novo protocolo promove o alinhamento das varejistas signatárias com as referências globais e padrões internacionais de certificação da cadeia produtiva. Vale ressaltar que o novo Regulamento não traz mudanças significativas nos critérios mínimos para aprovação ou reprovação das empresas nas auditorias.
Entre as principais mudanças, estão:
- Questões do checklist classificadas por nível de criticidade em vez de notas;
- Ampliação do checklist com a inclusão de questões ambientais e de governança/compliance;
- Classificação dos fornecedores e seus subcontratados nas categorias Ouro, Prata e Bronze conforme o atendimento aos requisitos socioambientais. Cada empresa irá se adequar à aprovação nos requisitos de acordo com a classificação na categoria almejada. Com isso, a ABVTEX espera destacar os níveis de maturidade das empresas na adoção das práticas de responsabilidade socioambiental.
A partir da sua implantação, o novo protocolo será aplicado apenas quando da renovação do certificado de aprovação. A nova classificação em Ouro, Prata ou Bronze somente ocorrerá mediante a realização da auditoria no Regulamento 3.0. Até lá, a empresa continua exatamente na situação atual no Programa.
A ABVTEX irá manter todos informados sobre a implantação do novo Regulamento. Contudo, os cinco Organismos de Auditoria credenciados (ABNT, Bureau Veritas, DNV GL, Intertek e SGS) podem orientar quanto às mudanças previstas.
Para informar corretamente as mudanças e seus objetivos, esclarecendo eventuais dúvidas, a ABVTEX elaborou um “Perguntas Frequentes”.