Grupo de Trabalho debate questões relacionadas à evolução do Programa ABVTEX
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 12 de julho de 2019
Durante a última reunião do GT Fornecedores, em 17 de junho, os representantes das varejistas signatárias debateram os resultados mensais, o status do Projeto Evolução e outros temas relacionados ao Programa ABVTEX.
Angela Bozzon, gerente do Programa, iniciou a reunião apresentando os números alcançados em maio. Os resultados apontaram para: 3.713 empresas certificadas, sendo 1.223 fornecedores e 2.490 subcontratados distribuídos em 633 Municípios em 17 Estados e envolvendo mais de 334 mil trabalhadores diretos na produção. Foram realizadas 33.898 auditorias nas instalações das empresas desde 2010.
Em seguida, houve o detalhamento do status do Projeto Evolução: Governança, Inovação e Transparência (GIT), cujo cronograma de ações segue o planejamento com mais de 76% concluídos. “Foram concluídas as atividades e alcançados os resultados esperados no pilar da Transparência, culminando com o lançamento do Relatório Anual do Programa ABVTEX. Nos aspectos de Eficiência e Produtividade, os trabalhos têm evoluído bastante, visto que as reuniões do grupo têm sido produtivas e devemos fechar em breve todas as ações operacionais”, apontou Luciano De Cia, consultor do projeto.
Luciano comentou ainda sobre o novo processo para fornecedores solicitarem proposta comercial dos Organismos de Auditoria para realização das auditorias. A autodeclaração é uma evolução do processo em que o fornecedor preenche um questionário com informações sobre a empresa referentes aos requisitos de Governança/Compliance, correspondentes ao ‘Bloco 06’ do checklist. “Se a empresa fornecedora não contempla a maioria das questões da autodeclaração, significa que a certificadora não vai auditar aquela etapa”, explicou ele.
Em seguida, Angela informou que foi concluído o primeiro ciclo de avaliação dos cinco Organismos de Auditoria e seus auditores credenciados pela ABVTEX, (ABNT, Bureau Veritas, DNV GL, Intertek e SGS), realizado pela Social Accountability Accreditation Services (SAAS), representada no Brasil pela BSD Consulting, que faz a avaliação e asseguração da competência dos sistemas de auditoria dos organismos homologados e auditores individuais.
A ABVTEX recebeu o relatório completo com as seguintes avaliações: processo de auditoria; habilidades fundamentais; competência do auditor; perfil do profissional; conhecimento e efetividade. “Este trabalho visa nos dar elementos e ferramentas para que a ABVTEX consiga fazer um acompanhamento ainda mais próximo do trabalho realizado pelos Organismos de Auditoria. Queremos estabelecer indicadores de desempenho para aprimorar o monitoramento e o controle gerencial de como as certificadoras estão aplicando o protocolo ABVTEX”, disse Angela.