Reuniões do Comitê Gestor e Conselho Consultivo do Programa ABVTEX
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 10 de abril de 2019
Aconteceram em 13 de março, os encontros do Comitê Gestor (trimestral), pela manhã, e Conselho Consultivo (semestral), durante a tarde, com órgãos que contribuem para o desenvolvimento do Programa ABVTEX.
Os membros do Conselho Consultivo se reuniram para debater os avanços do Programa ABVTEX. Entre os presentes, representantes de associações e ONGs ligadas aos empresários, trabalhadores, academia e sociedade civil, além dos varejistas que estiveram reunidos desde cedo, quando houve o encontro do Comitê Gestor do Programa.
Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, fez a abertura a partir do alinhamento institucional da entidade, destacando seu propósito, princípios e valores. Logo após, compartilhou os resultados do Programa ABVTEX, com a adesão de mais varejistas signatárias; os números impactantes de 322.273 trabalhadores beneficiados, por meio de 3.716 empresas certificadas em 673 municípios, localizados em 18 estados.
Lima frisou o reconhecimento público ao Programa marcado por duas importantes conquistas: o 1º lugar do Prêmio Direitos Humanos 2018 do Governo Federal e o Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo.
Houve a apresentação de acompanhamento do Projeto Evolução do Programa ABVTEX: Governança, Inovação e Transparência (GIT), cujo cronograma das ações vem seguindo o planejamento, com mais de 60% concluídos. O projeto tem como base a dedicação a quatro pilares: Estrutura e Governança; Transparência; Eficiência e Produtividade; e Tecnologia.
Em seguida, foi detalhada a pesquisa que revelou o elevado índice de satisfação dos fornecedores e subcontratados com o Programa ABVTEX, realizada em dezembro de 2018. Do total de 631 respondentes, 88,3% recomendam o Programa para outras empresas do segmento, mesmo considerando todo esforço e investimento necessários para a obtenção e manutenção do Selo ABVTEX.
O fechamento da reunião ficou por conta dos próximos passos, rumo ao novo Regulamento do Programa com previsão de implantação este ano, os trabalhos em busca da redução da multiplicidade de auditorias na cadeia produtiva e as iniciativas de capacitação e desenvolvimento de fornecedores.