Tecendo Sonhos lança campanha para promover relações dignas de trabalho e consumo consciente na cadeia têxtil
Categoria: Notícias do Setor | 28 de janeiro de 2019
Hoje, 28 de janeiro, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, o programa Tecendo Sonhos, que tem o apoio institucional da ABVTEX, lança campanha de doação, via pessoa física, com o objetivo de arrecadar fundos para a reforma das oficinas de costura de imigrantes. O trabalho do programa consiste em capacitar de forma gratuita empreendedores donos de oficina de costura a se profissionalizarem, formalizarem, cumprindo dessa forma as regras de segurança do trabalho e que juntamente com as reformas estruturais promover relações dignas de trabalho.
A campanha vai até dia 30 de maio e tem como objetivo arrecadar pelo menos 30 mil reais que serão investidos em melhorias para 20 oficinas em 2019 com a compra de equipamentos de segurança, ergonomia e reformas elétricas.
Pela primeira vez a doação pode ser realizada no site do programa e o valor da contribuição é escolhido pelo doador. Funciona de forma simples, basta escolher um cartão de crédito ou débito e inserir suas informações pessoais. Todo o recurso arrecadado na campanha será divulgado e monitorado por meio de relatório no site do programa, garantindo a transparência de todo o processo.
O programa busca integrar micro e pequenos empreendedores da cadeia têxtil na cidade de São Paulo, organizações sociais que trabalham com migração, governo, pesquisadores e tecnologias que transformem as relações de sua cadeia e o consumo responsável.
Segundo Cristina Filizzola, diretora do programa, estima-se que existem por volta de 10 mil oficinas irregulares envolvendo imigrantes em São Paulo. “O Tecendo Sonhos trabalha em rede para gerar transformações reais nas relações de trabalho da cadeia têxtil, melhorando as condições de trabalho de imigrantes, e também nos ambientes de trabalho das oficinas de costura apoiadas. Visamos a maior segurança e saúde desses trabalhadores, visto o alto risco de acidentes e doenças laborais nestes ambientes”, completa.
Uma das beneficiadas, Alicia Vargas Balboa, realizou melhorias efetivas em sua oficina de costura em gestão e regularização, após a participação nas atividades do programa. Com isso, a empreendedora já está apta a acessar um mercado regularizado e paga um valor justo pelas peças produzidas em parceria com o Instituto Alinha, que faz parte da rede criada pelo programa.
O Tecendo Sonhos é realizado há quatro anos pela Aliança Empreendedora, organização social que apoia negócios inclusivos e projetos para microempreendedores de baixa renda, com o apoio do Instituto C&A. Para mais informações: https://aliancaempreendedora.org.br/tecendosonhos/
Sobre a Aliança Empreendedora:
Nosso trabalho consiste em apoiar empresas, organizações sociais e governos a desenvolver modelos de negócios inclusivos e projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda, ampliando o acesso a conhecimento, redes, mercados e crédito para que desenvolvam ou iniciem seus empreendimentos. Geramos novas oportunidades de negócios, trabalho e renda através do empreendedorismo, promovendo inclusão e desenvolvimento econômico e social.
Para mais informações: http://aliancaempreendedora.org.br/