Black Friday: ABVTEX compartilha dicas para compras seguras e conscientes no varejo de moda
Pesquisa da ABVTEX revela que 57% dos consumidores desconhecem riscos de produtos adquiridos em sites internacionais e 86% apoiam maior fiscalização durante a Black Friday Na Black Friday, muitos consumidores […]
Pesquisa da ABVTEX revela que 57% dos consumidores desconhecem riscos de produtos adquiridos em sites internacionais e 86% apoiam maior fiscalização durante a Black Friday
Na Black Friday, muitos consumidores aproveitam as ofertas e promoções para adquirir itens que estão na lista de desejos. Apesar do entusiasmo pelas oportunidades, é fundamental que os brasileiros estejam devidamente informados sobre a legalidade e a segurança dos itens que desejam comprar, inclusive aqueles encontrados em sites de e-commerce estrangeiros. Pensando nisso, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) orienta os consumidores como realizar compras seguras e conscientes.
Uma pesquisa recente do Instituto Locomotiva, encomendada pela ABVTEX, aponta que 57% dos consumidores desconhecem que produtos comprados em plataformas internacionais não são rigorosamente fiscalizados pelos órgãos nacionais como Anvisa, INMETRO e Anatel. “A falta de controle pode resultar em riscos à saúde e segurança dos consumidores. Por isso, a conscientização é essencial”, alerta Edmundo Lima, diretor executivo da Associação.
Além disso, a pesquisa revela que 86% dos brasileiros defendem a fiscalização desses produtos importados, considerando essencial a atuação das autoridades competentes. Com a Black Friday à vista, a ABVTEX recomenda uma série de dicas para que o consumidor possa fazer compras seguras:
- Verifique a origem do produto: Sempre busque informações sobre a procedência dos itens que pretende adquirir.
- Consuma com responsabilidade: Avalie suas necessidades antes de comprar. O consumo consciente não apenas beneficia sua economia pessoal, mas também gera um impacto positivo na economia do país.
- Denuncie irregularidades: Caso encontre produtos suspeitos ou que pareçam não seguir as normas vigentes, relate imediatamente às autoridades competentes de defesa do consumidor (Procon).
A pesquisa também mostra que 85% dos brasileiros acreditam que, diante de irregularidades, os produtos vendidos por sites estrangeiros devem ser apreendidos e que as plataformas responsáveis devem ser punidas. “Um consumo consciente é um reflexo da responsabilidade social. Por meio de nossas escolhas, podemos promover uma economia mais justa e segura”, conclui o diretor da ABVTEX.
Em um cenário onde 70% dos consumidores percebem a concorrência desleal como um dano à economia nacional, a ABVTEX reitera seu compromisso com o fortalecimento do varejo brasileiro e a defesa dos direitos dos consumidores.
Sobre a ABVTEX
Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. É a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; autoridades dos governos federal, estaduais e municipais; ONGs e associações; imprensa; e a sociedade em geral.
Promotora do diálogo entre toda a cadeia de valor da moda, a ABVTEX é reconhecida por suas iniciativas em prol do compliance, fornecimento responsável e a promoção do trabalho digno, por meio do Programa ABVTEX. Possui ainda como pilares de atuação o combate à falta de isonomia tributária e regulatória frente aos e-commerces internacionais, à informalidade e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva que abastece o varejo de moda, entre outras frentes.
Informações à imprensa: ADS Comunicação Corporativa
Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br (11) 99476-4664 Tatyane Mendes – tatyanem@adsbrasil.com.br – (61) 98187-1327